“Factor X” em Análise – 1º Gala (01/12/2013)

Factor X em análise

Está no ar! Começou a primeira gala do programa que está a marcar a televisão em Portugal. O palco brilha, os holofotes piscam com os nervos do direto. Entram os jurados com cada um dos seus concorrentes. Sónia Tavares e os adultos, Paulo Junqueiro e os jovens e Paulo Ventura na companhia dos grupos. Bárbara Guimarães e João Manzarra dão inicio à ultima etapa do programa onde o talento, a voz e o carisma são as palavras de ordem. Os nervos ficam nos bastidores e a força do sonho surge quando a porta se abre. Para lá está um palco, um público, um país e um sonho! Um topo que merece ser alcançado e a luta pelo primeiro lugar está aberta para os 15 finalistas

Estão lançadas as galas do Factor X. O Quinto Canal está na primeira fila para lhe dar todas as informações. Porque aqui, e agora, não há segredos!
Que comece o Factor X em Análise!
[divider]

Os Apresentadores

joao manzarra barbara guimaraes
Bárbara Guimarães e João Manzarra estrearam-se em dupla esta noite

Eles são parte do sucesso do programa. João Manzarra volta ao horário nobre da SIC depois de Vale Tudo. O público vibra e sorri com a sua alegria. Jovem, fresco e com muito para dar, mostrou que está para ficar na indústria. Provas não lhe são precisas. Na fase de castings viu-se à vontade e com capacidade para abraçar aquele que é um dos programas mais vistos em todo o mundo.

Bárbara Guimarães, habituada aos diretos e aos nervos da estreia, voltou em grande ao ecrã do terceiro canal. As atenções estavam todas na apresentadora. A situação familiar, que foi extremamente mediatizada, lançou a curiosidade generalizada quanto à sua performance no caça talentos.

Se dúvidas houvesse, foram totalmente desfeitas quando a porta do palco se abriu. A senhora dos Globos de Ouro está de volta para dar brilho às noites de domingo. Melhor que nunca, em dupla com João Manzarra, promete arrasar e dar o seu melhor nesta nova etapa. Cá para nós, que ninguém nos ouve, eles têm o Factor X!

[divider]

Os Mentores

X Factor

São eles: os jurados! Os responsáveis pela avaliação e pela passagem de todos os concorrentes que estão hoje em atuação. Os temíveis sentaram-se com classe na mesa que os irá acolher até à gala final do formato. Por eles passam também parte das emoções. Têm nas suas mãos a responsabilidade de dar um caminho a cada um dos seus finalistas.

Sónia Tavares, a cantora bem conhecida pelo público, continua a marcar a sua posição com a personalidade que a define. Charmosa e com capacidade de síntese promete levar os seus concorrentes pelo melhor caminho. Paulo Junqueiro, o profissional que trabalha há anos na indústria, quer lançar sucessos com os seus. Paulo Ventura deseja encontrar um grupo capaz de vingar no mundo nacional da música. Venham as avaliações, as votações, o stress e as expulsões. Eles estão para ficar!

[divider]

Finalistas

Adultos (Sónia Tavares)

BERG

Berg

Atuação:

Joss Stone – Right To Be Wrong

Berg foi a última carta do leque de Sónia Tavares, e que carta! Numa interpretação explosiva de Joss Stone, Right To Be Wrong, o concorrente mostrou a todos porque é um dos favoritos a vencedor. Com uma voz poderosa e muito versátil, Berg recebeu uma ovação do público e foi presenteado no final da atuação com o calor dos filhos.


Comentário jurados:

Paulo Junqueiro: «Tens aquela capacidade de transformar qualquer canção num momento fantástico. Se cantares as pombinhas da Catrina também vai ficar muito bom. Parabéns Berg!»

Sónia Tavares: «Muito obrigada por teres feito esta interpretação magnífica. Finalmente perdeste o medo de olhar as pessoas de frente. Cantaste lindamente.»

DADUH KING

Daduh King

Atuação:

Foi o primeiro a subir ao palco. Tinha a responsabilidade de abrir o programa em direto e fê-lo com alguns nervos à mistura. Creio não ter surpreendido e deixou muito por dar. Mostrou pouca evolução e um pouco mais de sal na interpretação poderia fazer toda a diferença.

JAIR

JairAtuação:

Frank Sinatra – That’s Life

Numa interpretação ao nível dos grandes artistas nova iorquinos, Jair conquistou o público com a música That’s Life, que transportou todos para um clima de Broadway. O concorrente pode mostrar o poder da sua voz com esta música de Frank Sinatra

Comentário jurados:

Paulo Junqueiro – «Finalmente a Sónia escolheu a música certa para o cantor certo. Grande voz. Acho que foi a tua melhor prestação de sempre.»

Sónia Tavares – «Tens progredido imenso. Parabéns.»

JOSÉ FREITAS

José FreitasAtuação:

Elvis Costello – She

Mais uma vez, e depois de ter mostrado a poderosa voz que possui nas fases anteriores, José Freitas voltou a encantar o público com uma interpretação da música She, eternizada por Elvis Costello. José Freitas mostrou mais uma vez que nunca se é velho de mais para cantar.

Comentário jurados:

Paulo Junqueiro – «Honestamente se tivesses na minha categoria eu não te tinha escolhido esta música, não fez jus à tua voz.»

Sónia Tavares – «Eu quis mostrar a todos como o José pode ser doce e cantar sem ter de berrar.»

SARA RIBEIRO

Sara RibeiroAtuação:

Bon Jovi – Keep The Faith

Num registo mais roqueiro, Sara, única concorrente feminina de Sónia Tavares, interpretou uma música de Bon Jovi, Keep The Faith. Uma interpretação que lhe valeu uma grande receptividade do público presente.

Comentário jurados:

Paulo Junqueiro – «Tu és a nossa grande representante aqui da parte de rock n roll. Não tenho exatamente certeza absoluta se teria escolhido esta canção mas de qualquer das maneiras parabéns Sara.»

Sónia Tavares – «Eu como nunca tenho duvidas e raramente me engano sabia que esta música te ia assentar com uma luva sabia que ias ser espantosa. Estou muito orgulhosa de ti.»

[divider]

Jovens (Paulo Junqueiro)

D8 (DIOGO VALENTE)

Diogo ValenteAtuação:


Rapper. Deixou uma grande marca na fase de castings. Diogo Valente, agora D8, dá lições de vida através das letras que ele próprio compõe. Transpira emoção apesar da tenra idade. Fez uma apresentação com personalidade e mostrou que está para ficar.

Comentário jurados:

Paulo Ventura – “A felicidade com que cantas sobre a tua vida e sobre aquilo que se passa em ti, é comovente. E emociona saber que com 16 anos já tens tantas histórias para contar”

Paulo Junqueiro – “A maneira como passas as palavras que dizes faz um lembrar um profissional. Ninguém no programa faz o que tu fazes e da maneira como fazes”

DIOGO SANTOS

Diogo SantosAtuação:

Ray Charles – Georgia On My Mind

Ao Diogo foi dada uma música mais intimista e calma onde o concorrente pode mostrar todo o seu talento ao som de Georgia On My Mind de Ray Charles. A sua voz poderosa foi notória em palco numa prestação que valeu grandes aplausos do público.

Comentário jurados:

Paulo Ventura – «Tu és fantástico na forma como vestes essa pele de cantor dos anos 30, 40, de blues e jazz. Fico feliz por estares aqui. És um cantor de exceção.»

Paulo Junqueiro – «Tu tens vindo realmente sempre a surpreender e hoje fiquei tão feliz de te ver interpretar esta canção. Sinto-me muito orgulhoso na forma como cresceste.»

MAFALDA

MafaldaAtuação:

Katy Perry – Firework

Numa atuação cheia de luzes e fogo de artifício, a jovem Mafalda encantou todos os que se encontravam na plateia com uma interpretação sua da música Firework de Katy Perry.

Comentário jurados:

Paulo Ventura – «Passei dois minutos a tentar encontrar-te um defeito. Tu foste fantástica. Queria encontrar-te tiques, desapareceram. Não te vou dizer que estou rendido porque não me apetece.»

Paulo Junqueiro – «Estou tão orgulhoso e tão vaidoso. Tu estás linda. Parabéns Mafalda, que orgulho.»

MARIANA

Mariana

Atuação:

Os nervos do direto ficaram para lá do palco. Mariana, vinda dos Açores, voltou a arrasar depois de grandes interpretações nas diferentes fases de castings. Interpretou uma das maiores canções de Beyoncé. Irreplaceable esteve magnifica na voz de Mariana. Profissional, calma, interativa e bastante dinâmica. Os Açores vieram arrasar o programa da SIC.

RITA

RitaAtuação:

De forma tranquila, como a música o exigia, Rita subiu ao placo e mostrou a sua voz ao som de Apologize dos One Republic. Poderia ter entregue mais si à performance, no entrato, mostrou garra e determinação na presença em palco. Orgulhou o mentor e conseguiu também cativar o público presente.


Comentário jurados:

Paulo Ventura – “Não és o melhor do mundo, mas mereces tanto estar aí. Não merecias esta canção”

Sónia Tavares – “Conseguiste dar a volta a uma música que é demasiado dura para ti. És uma artista. Tens um look para brilhar lá fora”

[divider]

Grupos (Paulo Ventura)

AURORA

AuroraAtuação:

António Variações – Canção do Engate

Num tributo ao cantor António Variações e também à boa música portuguesa, o grupo Aurora, composto por quatro rapazes, mostrou a todos como a música portuguesa pode ser inovada não perdendo a sua essência. Uma magnífica interpretação que colocou todos em êxtase.

Comentário jurados:

Sónia Tavares – «Vocês fazem sempre coisas surpreendentes com as vossas vozes e guitarras, mas agora o nome Aurora? Vocês foram fantásticos.»

Paulo Ventura – «Aquilo que eu vejo desde o primeiro dia é que vocês querem ganhar. Não estão aqui só para aparecer na televisão. Vocês são uns dos grandes prováveis vencedores.»

CUPCAKE

Cupcake

Atuação:

Beyoncé – Single Ladies

Numa atuação cheia de ritmo e muito girls power, Cupcake chegaram e arrasaram interpretando Single Ladies da cantora Beyoncé. Uma prestação bem conseguida a nível vocal, ficando apenas a faltar o lado coreográfico da canção da diva norte-americana.

Comentário jurados:

Sónia Tavares – «Vocês são as mais afinadas. Fizeram um arranjo fantástico. Mas precisam de fazer alguma coreografia»

Paulo Ventura – «Vocês estiveram absolutamente maravilhosas. É tão bom levar-vos para um desafio destes. Estamos a construir um caminho e por isso é que vos quero aqui na final.»

NETAS DO FADO

Netas do FadoAtuação:

A alma portuguesa esteve esta noite no palco do Factor X. Se forma muito lusa, as Netas do Fado, interpretaram uma canção com história. Porto Sentido de Rui Veloso fez subi-las pela primeira vez ao palco. Fizeram-no com firmeza e suavidade na voz.

Comentário jurados:

Paulo Junqueiro – “Vocês mostram o que ainda não foi feito. Isto é um pouco de todos nós. Cabe agora ao Paulo Ventura levar-bos pelo caminho certo”.

X4U

X4UAtuação:

One Direction – What Makes you beautiful

X4U parecem querer ser os novos One Direction portugueses, pelo menos a escolha da música para esta gala reflete isso mesmo, What Makes You Beautiful da boysband britânica que ficou conhecida pelo mesmo formato. Uma atuação interessante mas que ficou um pouco aquém das expectativas dos jurados.

Comentário jurados:

Sónia Tavares – «Acho que podiam ter sido um bocadinho mais criativos com o arranjo. Mas eu gosto sempre de os ouvir.»

Paulo Ventura – «Crescer também é isto que vocês acabaram de fazer. Obrigado por me ouvirem.»

YEAH!LAND

YeahLandAtuação:

Tina Turner – Proud Mary

O primeiro grupo de Paulo Ventura fez uso das suas vozes numa atuação difícil de Proud Mary, da cantora Tina Turner. Muito ao estilo da série norte-americana Glee, Os cinco elementos encantaram o público numa performance poderosa que deixou todos deliciados.

Comentário jurados:

Sónia Tavares – «Vocês arrasaram. Têm tudo, vozes, imagem, tudo. Parabéns.»

Paulo Ventura – «Vocês cantam tanto, tanto tanto. Eu estou inchado, mas é de orgulho.»

[divider]

Expulsão

O mundo do cor-de-rosa e do espetáculo caiu. Regressámos ao mundo real onde três dos finalistas terão de ficar pelo caminho. Para haver um vencedor é preciso que todos os outros se encostem do sonho de ganhar o formato. Essa altura chegou,  na primeira gala, para um elemento de cada grupo. Começa o suspense. Os nervos apertam. A opinião do público conta e é fundamental.

Depois de encerradas as votações, os três expulsos que terão hoje de abandonar a competição são:

Jovens – Mafalda

Adultos – Daduh King

Grupos – Netas do Fado

[divider]

Até para a semana!

Texto e Análise: André Palma e Fábio Fernandes
Imagens finalistas: SIC
Imagem rubrica: Rui Lopes

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *