«Factor X» Análise – 4ª Gala (23/11/2014)

São cada vez menos os concorrentes e cada vez mais difícil conseguir um lugar entre os melhores. Esta semana estão em jogo 10 participantes e mais um terá de abandonar o talent show no final da noite. Como já vem sendo habito, muitas surpresas estão reservadas para esta noite, bem como actuações daqueles que fazem da música a sua vida, como é o caso da rapper Capicua. Com o Cinema como pano de fundo, as estrelas são mesmo os concorrentes das quatro categorias.  

Está no ar o Factor X!


Raparigas

CONCORRENTEMÚSICA
Mimi FroesIrene Cara - (Flashdance) What A Feeling
Isabela NobregaU2 - Ordinary Love
Inês MoraisQueen - Who Wants To Live Forever
Marta CarvalhoELIMINADA (1ª Semana)

Comentários do Mentor Miguel Guedes:

Isabela: “Nós temos direito a ouvir as criticas dos outros. Agora o que eu acho estranho é que alguns não percebam que tu és uma artista única. Acho que as pessoas em casa já percebem isso porque na primeira gala tu tocaste brilhantemente piano, na segunda bateria, depois conseguiste vir aqui com a solidez de cantar sozinha, sem nenhum instrumento, e agora fazes isto com guitarra. Isto é uma versão tua, única, e acho que temos de valorizar isso.”
Mimi: “O que eu te pedi da semana passada para hoje foi que tu não perdesses a atitude de enfrentar as pessoas numa canção super lenta e difícil, como esta. Tu fizeste isto muitíssimo competentemente, como sempre. O teu crescimento a olhos vistos depois causa algum desconforto a alguns jurados.”
Inês: “Eu tenho a certeza do que tu és, tenho a certeza que és, se calhar, a melhor voz deste Factor X. E é exatamente por isso que eu te pus à frente deste desafio enorme, que é cantar uma opera rock, sintetizando-a em 2 minutos, mas fazendo dela uma canção onde pudesses explorar toda a tua capacidade vocal, desde os mais graves até aos mais agudos. Tu fizeste-o exemplarmente.”


Rapazes

CONCORRENTEMÚSICA
João DuarteJudy Garland - Over The Rainbow
Junior OliveiraGloria Gaynor - I Will Survive
Matheus ParaizoELIMINADO (2ª Semana)
Rúben PiresELIMINADO (1ª Semana)

Comentários da Mentora Sónia Tavares:

Júnior: “Sabes que és o meu orgulho, mas também sabes que passamos uns ensaios difíceis. Não concordo em pleno com os meus colegas, mas concordo que há sempre mias para trabalhar. O trabalho nunca se pode ter dado por concluído. Acho que a tua voz, ao contrário das outras galas, esteve mais firme. Estamos no caminho certo. Vou precisar da tua ajuda para podermos chegar até ao fim e vamos provar que tu não és só um artista do show business mas és um artista completo.”
João: “Eu acho que te correu muito bem. Acho que tens vindo a desenvolver a tua voz de gala para gala e hoje cantaste muitíssimo bem. Se houve vez e canção onde não tiveste falhas por ai além foi hoje. Toda a inocência que trouxeste à canção foi magnífica.”


Grupos

CONCORRENTEMÚSICA
P.Y.T.Marilyn Monroe - Diamonds Are A Girl's Best Friend
BABELRoy Orbison - Oh, Pretty Woman
Pop4RocELIMINADOS (3ª Semana)
XTagELIMINADAS (1ª Semana)

Comentários do Mentor Paulo Ventura:

BABEL: “Acho que valeu a pena termos aquela conversa porque vocês procuraram o caminho para a canção. Trabalharam-na. Eu às vezes penso que nós aqui exigimos imenso de todos os concorrentes. Não tem só que ver com vocês, tem que ver com todos. É um grau de exigência um bocado agreste, não é? Mas é isso que nós esperamos. Eu acho que, dos ensaios para aqui, vocês foram trabalhar, foram à procura da canção, encontraram a canção e encontraram-se um ao outro.”
P.Y.T.: “Eu gostei muito do que vocês fizeram, e mais, gostei muito do arranjo que fizeram para a música, outra vez. Gostei muito da forma como vestiram a música. Tecnicamente, esta música nunca seria para vocês, a não ser que eu a escolhesse para vocês. Eu perguntei-vos se gostavam da música e vocês disseram que gostavam imenso da música. Acho que fizeram muito bem, correu tudo muito bem. Conseguiram trazer esta música para vocês e trocar diamantes por gomas.”


Adultos

CONCORRENTEMÚSICA
Rúben MendesPercy Sledge - When A Man Loves A Woman
Kika CardosoThe Weather Girls - It's Raining Men
Jorge BaptistaIris – Goo Goo Dolls
Lúcia MourinhoELIMINADA (1ª Semana)

Comentários do Mentor Paulo Junqueiro:

Jorge: “Lembro-me de estarmos ali a ensaiar e ficarmos: e aquela segunda parte, como é que vai ser … e a variação … quero fazer uma coisa mais original … e eu dizer, faz o que te vai no coração, vai dar certo. E foi o que aconteceu.”
Rúben: “Se, eventualmente, houve algum problema de afinação, acho que as pessoas lá em casa às vezes ouvem um pouco diferente do que nós ouvimos aqui, eu fiquei completamente convencido que estavas mesmo apaixonado por uma mulher e cantaste para alguma mulher. Tenho muito orgulho por isso e espero que lá em casa também o tenham. Parabéns!”
Kika: “Não posso estar mais feliz por não ter concordado contigo mas ter aceite aquilo que tu me disseste, porque tu realmente fazes qualquer coisa bem. Mais uma vez transformaste-te e fizeste uma versão desta música que és tu! Só posso agradecer por estares na minha categoria.”


Confronto Final

No final da noite, Júnior e o grupo P.Y.T. foram os menos votados pelo público tendo de se confrontar uma vez mais para assegurarem a sua participação no programa. No final, Júnior foi o concorrente expulso, ficando assim a categoria de Sónia Tavares reduzida a apenas um concorrente.

Júnior Factor X

No próximo domingo o Quinto Canal volta com mais uma análise à gala do Factor X.

Boa Semana!


Texto: Fábio Fernandes
Imagem de destaque: Joana Enes
Imagens dos concorrentes: SIC

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *