RTP Televisão

Guilherme Costa: «O painel tem de ser substituído e com urgência»

O presidente do Conselho de Administração da RTP já se pronunciou sobre a auditoria da Pricewaterhouse Cooper ao sistema de medição de audiências da GfK. Visivelmente preocupado, Guilherme Costa afirmou que é impensável o primeiro canal continuar a ser prejudicado pelos resultados audiométricos diariamente lançados por esta empresa.

O painel tem de ser substituído e com urgência. A auditoria dá-nos razão. Os resultados não são credíveis e o sistema da GFK não serve. Esta situação não serve nem à RTP nem à indústria de meios em Portugal. Não podemos continuar nesta situação. Tem de haver credibilidade em relação ao sistema de medição de audiências.

Foram estas algumas das declarações do profissional do primeiro canal na conferência de imprensa que ocorreu no dia de ontem. Sem querer recorrer aos tribunais, Guilherme Costa explicou que o melhor é resolver este problema o mais rápido possível: «Não vou atirar números para cima da mesa. Não vou fazer ameaças. Continuamos a privilegiar uma solução em sede da autorregulação. Mas daremos um prazo, que será curto, à CAEM [Comissão de Análise de Estudos de Meios] para se pronunciar.»

Por outro lado, de salientar que a própria privatização da estação pública pode estar em causa com os últimos valores da GfK. «Há algum concorrente sério que queira entrar numa indústria em que não se sabe como o pilar dos seus proveitos é medido?», questionou.

Resta esperar pela resposta da Comissão de Análise de Estudos de Meios sobre esta situação.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: