“Festival da Canção 2014”: Semifinal – Análise

festival-da-cancao-logo

O Festival da Canção está de regresso à RTP. Há 50 anos começava aquele que viria a ser um dos programas de maior relevo na televisão portuguesa. Com o avançar dos anos perdeu importância junto do público português mas nem assim o canal público deixou de apostar na revelação de novas canções e composições totalmente nacionais para representarem, lá fora, o nosso país.

O programa fez história na televisão portuguesa. Fez parar o país durante muitos anos. Canções que marcaram vidas e lançaram casamentos. Meio século a partilhar músicas em português. Este ano o Festival Eurovisão realiza-se em Copenhaga, na Dinamarca e estamos cada vez mais perto de saber qual a música que representa o nosso país, em maio. Sílvia Alberto e José Carlos Malato, que se estreia nestas lides, subiram ao palco do Convento do Beato para fazer a apresentação deste edição do Festival. Tudo começou com uma homenagem a Ary dos Santos que venceu 4 festivais, no passado.

E estava na hora de apresentar ao público as dez músicas a concurso…

[divider]

As canções

Canção nº 1 – Catarina Pereira

Nº1 - Catarina Pereira
Comentário: Catarina Pereira começou o seu percurso como concorrente no talent-show da SIC apresentado por Bárbara Guimarães – Família Superstar. Em 2010 ficou em segundo lugar no Festival da Canção sendo ultrapassada apenas por Filipa Azevedo. Foi a primeira a subir ao palco. A responsabilidade não abalou a cantora que apresentou Mea Culpa. A música e coreografia mostram-se muito semelhantes, em certos momentos, à de Canta por Mim. Basta comparar. A forte presença em palco fez, no entanto, toda a diferença. Não me convenceu mas parabéns aos envolvidos!

Canção nº 2 – Ivo Lucas

Nº2 - Ivo Lucas
Comentário: Ivo Lucas apresentou Eu Vou de João Só. Conhecido pela sua participação em Morangos em Açúcar, faz parte atualmente do elenco de Bem-vindo a Beirais, em transmissão na RTP. Uma música jovem com toques acústicos interessantes. Leve mas pouco empolgante. Performance muito pouco dinâmica.

Canção nº 3 – Zana

Nº3 - Zana
Comentário: Zana apresentou Nas Asas da Sorte exemplarmente. Não há muito a apontar à cantora desconhecida para muitos. Mostrou grande paixão e entrega em palco. A perfomance vocal foi exemplar com a música e letra a encaixarem muito bem no perfil da intérprete.

Canção nº 4 – Carla Ribeiro

Nº4 - Carla Ribeiro
Comentário: Carla Ribeiro deu voz a Mais para Dar de Hélder Godinho no palco do Convento do Beato, em Lisboa. Foi concorrente d’ A Voz de Portugal, da RTP. A performance mostrou-se bastante alternativa e poderosa. A voz da intérprete realçou a letra e o poder das palavras de Hélder Godinho. Convenceu.

Canção nº 5 – Ricardo Afonso

Nº5 - Ricardo Afonso
Comentário: Ricardo Afonso é já reconhecido além fronteiras sendo participante assíduo nos musicais de Londres. Participou recentemente no The Voice UK surpreendendo os jurados com a sua forte capacidade vocal. Decidiu agora vir a Portugal tentar ser representante do país na Dinamarca. Apresentou Emoção em toques de rock – um estilo musical pouco usual no Festival da Canção. A voz preenche o palco e cativa a atenção dos presentes.

Canção nº 6 – Rui Andrade

Nº6 - Rui Andrade
Comentário:
Rui Andrade interpretou Ao Teu Encontro e quis dedicá-la à família e aos amigos. São-lhe conhecidos os dotes vocais pelas apresentações em diversos programas de televisão e até musicais. Com letra e música bastante emotivas, Ao Teu Encontro encaixou perfeitamente na voz de Rui Andrade. Apesar disso, creio que não ser a canção certa para representar Portugal.

Canção nº 7 – Lara Afonso

Nº7 - Lara Afonso
Comentário: Lara Afonso cantou O Teu Segredo. Fresca e apelativa, a música mostrou-se cheia de ritmo e capaz de captar a atenção do público. O ritmo caloroso enquadrou na perfeição com a voz da cantora. Uma canção, na sua totalidade, bastante bem conseguida. Uma das que merecia, sem dúvida, estar na final. Bastante aplaudida pelo público presente.

Canção nº 8 – Raquel Guerra

Nº8 - Raquel Guerra
Comentário: Raquel Guerra dispensa apresentações. Participou no Ídolos, fez coro no programa Família Superstar e participou em Floribella – uma das novelas de maior sucesso de sempre em Portugal. Subiu ao palco para apresentar Sonhos Roubados. Música igualmente apelativa e com marca clara de Nuno Feist. Com movimento e luz, faz lembrar por vezes um musical. Boa candidata à vitória.

Canção nº 9 – Madalena Trabuco

Nº9 - Madalena Trabuco
Comentário: Madalena Trabuco viveu grande parte da sua vida em França e vem agora, ao Festival da Canção, mostrar Coração de Filigrana, de TóZé Santos. Uma novidade para os telespetadores que acabou por não surpreender. Voz com pouca intensidade para uma música muito bem acabada e com grande sonoridade. Fraca candidata à final ou sequer à vitória. Grande trabalho de TóZé Santos.

Canção nº 10 – Suzy

suzy
Comentário: Suzy, nos últimos tempos, tem-se apresentado ao lado de Emanuel e agora no palco surge com uma música do mesmo cantor. Quero Ser Tua foi a última a ser apresentada e mostrou uma grande proximidade aos trabalhos sonoros de Emanuel. Na mesma linha das suas canções, apresentou toques africanos que se conjugaram com a voz quente de Suzy. Estilo de música bastante apreciado pelo público embora com pouca capacidade de cativar o público estrangeiro. Ainda assim, uma grande jogada dos envolvidos.

[divider]

Na Final

Nesta semifinal apresentaram as dez canções escolhidas e deste leque apenas cinco passam para a final que acontece no próximo sábado, dia 15 de março, em direto na RTP. A apresentação ficará a cargo de Sílvia Alberto e José Carlos Malato que irão anunciar a canção vencedora que representará Portugal na Eurovisão, em maio, na Dinamarca.

Tal como em edições anteriores a decisão estava nas mãos do grande público que, através das linhas telefónicas, manifestou a sua opinião e elegeu através do voto as cinco melhores canções desta noite. Ei-las:

Canção nº 1 – Mea Culpa – Catarina Pereira

Canção nº 3 – Nas Asas da Sorte – Zana

Canção nº 6 – Ao Teu Encontro – Rui Andrade

Canção nº 8 – Sonhos Roubados – Raquel Guerra

Canção nº 10 – Quero Ser Tua – Suzy

[divider]

Boas cantorias e até para a semana, na Final!

Análise: André Palma

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *