Sábado, 23 de Setembro de 2017
Quinto Canal

Pedrógão Grande: ERC abre processo contra TVI, canal já respondeu

TVI

Devido aos acontecimentos trágicos do último fim-de-semana e da forma de como a TVI abordou o tema, a ERC abriu um processo contra o canal.

Com o objetivo de mostrar em primeira mão o trágico incêndio florestal do passado fim-de-semana em Pedrógão Grande, que vitimou mais de 60 pessoas e deixou outras tantas feridas, todos os principais meios de comunicação social e não só estiveram presentes no local para criarem os seus diretos e reportagens exclusivas para os seus telespetadores. No meio de tanta notícia houve uma que se destacou nas redes sociais por parte da TVI, e pelas razões menos boas, com Judite de Sousa a realizar uma reportagem junto a um cadáver, que ainda não tinha sido recolhido do local.

          Leia também: Pedrógão Grande: Concerto solidário acontece na próxima semana

Perante esta situação, a ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social – recebeu em poucas horas centenas de queixas contra o canal, o que levou a que fosse aberto um processo de averiguação, com a ERC a pedir à sensibilização profissional por parte da imprensa portuguesa. O canal de Queluz já reagiu a esse processo e, entre outras duras críticas, afirma que não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais, além de que o cumprimento da TVI como órgão de comunicação social é de ir ao encontro dos mais profundos sentimentos que abalam o povo português, sem nunca deixar a obrigação de ter uma população informada, vigilante e exigente.

Já Judite de Sousa, perante os comentários e críticas de que tem sido alvo nas últimas horas, remeteu-se ao silêncio, dizendo apenas ao site N-TV que não comentava o sucedido.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.