Brasil InfoTv: À sua semelhança

A união e cumplicidade existente entre a Rede Globo e SIC sempre foi uma realidade e tal pôde ver-se na gala de comemoração dos 20 anos do canal de Carnaxide. Apesar disso as trajectórias dos canais são bastante diferentes ou pelo menos eram. No início da SIC ficou claramente visível o dedo de profissionais da Globo nos programas que esta lançou e que foram sucesso. Até mesmo nas primeiras produções do canal a tentativa de aproximar os enredos às tramas da gigante brasileira era notável, ainda que em vão.

Hoje nada disso é assim. A SIC evoluiu a par com a Globo, fato inegável, mas enquanto que uma sempre foi líder a outra perdeu a liderança e tenta hoje recuperá-la. Situação inversa acontece agora no Brasil. Apesar de estar longe a decadência da Rede Globo, o certo é que as produções do canal não conseguem atualmente a audiência de outrora e já começam a preocupar os principais responsáveis.

As novas apostas do canal, Guerra dos Sexos  e  Lado a Lado estão muito aquém dos números esperados e até as reposições, que sempre conquistaram os telespectadores, já estão a ser cada vez mais compactadas a ponto de terminarem com a melhor média possível. Com isto até as novelas de horário nobre já estão a ser alvo de novas medidas e todas irão ter cerca de 179 episódios.

Inversamente a esta situação está a SIC. As tramas do canal começam todas com um número base de episódios definidos e quase sempre são aumentados em função das audiências, atingindo perto de um ano de exibição. A lutar pela preferência dos telespectadores tem agora uma estratégia e até já pretende mais produções nacionais, assemelhando-se à sua parceira de sempre.

Com esta decisão as tramas da Globo vão ficando para trás e são muitas as que não deverão ser exibidas por cá. Cordel Encantado, A Vida da Gente, Aquele Beijo, Tempos Modernos, Amor Eterno Amor, Lado a Lado ou até mesmo Cheias de Charme, um enorme sucesso de audiência. A preferência da SIC recai agora sobre as novelas de horário nobre e os remakes de tramas antigas, na procura de audiências garantidas. Com um vasto leque de escolha e na procura da liderança a SIC não pode dar um passo em falso e escolher tramas que sejam arriscadas e neste momento existem poucas que lhe dêem garantias. Ainda assim decisões terão de ser tomadas em breve já que em Janeiro uma nova novela deverá chegar ao ecrã.

Anselmo Oliveira

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *