Rubricas Televisão Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #10: Ano Novo… Velhos Hábitos

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Já entrámos em 2014, mas as retrospetivas de 2013 continuam. Chegou a hora de tirar todas as conclusões e descobrir quem conquistou o calor no último dia do ano, e quem ficou congelado com as escolha dos telespetadores.

Chegou a hora de ano velho fechar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Pelo quarto ano consecutivo que a TVI é a rainha da Passagem de Ano, graças às finais do seu Secret Story. No último dia do ano,  o programa registou 17,8% de rating e 47,5% de share. Foi o programa mais visto do dia, e contribuiu bastante para que a TVI fechasse o dia com 32,5% de audiência média, deixando bem para trás os restantes canais.

Casa dos Segredos

Contudo, e apesar do novo ano à porta, o hábito continua velho. Já são quatro anos a levar com o programa, que piora de edição de edição. Mas parece que apesar das queixas dos telespetadores, estes continuam a oferecer boas audiências à Casa dos Segredos. Porque será?

O início foi tremido, com o Factor X a brilhar plenamente nas primeiras semanas, mas as trocas e mexericos que a produção arranjou para solucionar o problema parecem ter sido suficientes. A TVI decidiu dar descanso ao formato para 2014. Será palavra a manter? Ou nem por isso?

[divider]

Morno

Dos três canais generalistas que ofereçam alternativas para a Passagem de Ano, a SIC foi a única que se estreou com um programa novo neste dia. Mas por o programa ser novo, não significa que o seu conteúdo também o seja. Factor X foi a aposta do canal de Carnaxide para o último dia do ano. Apesar de o talent-show se ter estreados neste dias especiais, a verdade é que o seu conteúdo, com as típicas interpretações e pequenos vídeos animados, que em tudo faz lembrar os Ídolos, não foi o suficiente para cativar os telespetadores.

Factor X

A gala especial de Fim de Ano conquistou 8,6% de rating e 23,1% de share. Contudo, estes valores acabam por ser satisfatórios, em comparação à aposta do ano anterior, Toca a Mexer, que nem aos 7% de rating chegou, muito menos conseguiu atingir 20% de share. Claro que faltou bastante para conquistar o primeiro lugar, mas mesmo assim, o programa acabou por travar ainda mais subida de Secret Story, que viu os seus valores descer face à última edição. Agora só resta esperar e ver como se comportará o Factor X daqui para a frente, com a concorrência mais fraca que o Desafio Final oferece.

[divider]

Frio

Se as privadas conseguem explodir nas audiências, a estação pública tem de sofrer com as consequências. Mais uma vez os velhos hábitos voltaram a cair em graça neste último dia do ano na RTP1, que voltou a optar pela transmissão de uma cerimónia de Fim de Ano gravada, e com humor à mistura. 14 Badaladas, que teve como apresentador o já habitual Herman José, registou 3,2% de rating e ficou-se pelo 9,8% de share.

Esta é a prova de que nem sempre o programa melhor recebe as melhores audiências. Contudo, a RTP1 já devia perceber que não faz sentido apostar em programas gravados para este dia especial. Para uma televisão que quer voltar à luta pelas audiências durante todos os dias, tem de repensar estas estratégias. Porque, curiosamente, a última vez que a estação pública apostou num programa em direto para a Passagem de Ano, acabou por liderar. Lembram-se?

[divider]

Previsão semanal

 Os primeiros dias do ano foram bem cinzentos para a SIC que, mesmo com o final da Casa dos Segredos, viu o seu daytime ser arrasado pela TVI. Mas com a mudança de horário de Senhora do Destino, prevêem-se ligeiras subidas da temperatura em Carnaxide. O sol continuará forte em Queluz, com o regresso do Desafio Final 2, e pela RTP o horário nobre promete aquecer quem a estação publica escolher.

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: