Sábado, 25 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Só Séries: Qual é a fórmula de sucesso de «Riverdale»?

Se são fãs de séries de certeza que o nome Riverdale não vos é de todo estranho. Talvez pela imensa publicidade online ou porque algum amigo já vos falou da série. A verdade é que o sucesso desta produção foi tão repentino que chama imediatamente a atenção. Qual será a formula?

Inspirada nas personagens da Archie Comics, Riverdale aborda a história de Archie Andrews (KJ Apa), um adolescente com grande potencial para a música e sempre envolvido em triângulos amoroso. Mas se os comics têm um lado mais cómico a verdade é que a série tem um ambiente bem mais sombrio. Tudo começou com a misteriosa morte de Jason Blossom, um adolescente prodígio que desapareceu misteriosamente num passeio com a sua irmã Cheryl (Madelaine Petsch). O mistério da sua parte assombra a pacata cidade de Riverdale e a vida do grupo de amigos de Archie: Betty Cooper (Lili Reinhart), Veronica Lodge (Camila Mendes), Jughead Jones (Cole Sprouse) e Josie McCoy (Ashleigh Murray).

Riverdale

A história da primeira temporada foi cativante e o mistério aguçou o apetite de quem gosta desse tipo de enredo. Contudo, o sucesso de Riverdale deve-se em grande parte à química do seu elenco e ao facto de serem todos bonitos. É a pura das verdades. Esteticamente falando, não há um único ator que fuja ao padrão de beleza típico das séries do canal The CW. E mais uma vez assistimos aos estereótipos típicas da sociedade americana. E esta fórmula, simples e ultrapassada, é o que incrementou o enorme sucesso que a série tem.

Leia também: Só Séries: O que mudou em «Once Upon a Time»?

Por muito que a história nos prenda a atenção, e a primeira temporada foi exemplo disso, Riverdale funciona porque tem um elenco que cativa. Não pelas suas brilhantes interpretações (porque apenas um ou outro ator/atriz se destaca da mediocridade dos outros) mas pelo facto de eles serem bonitos. Prova disso é o primeiro episódio da segunda temporada, repleto de momentos cheesy e  clichés.

O canal The CW há muito que me desiludiu em algumas escolhas de atores. A norma é que o elenco das suas séries seja composto por caras bonitas e não por excelentes atores. Vampire Diaries, The Originals, The 100, Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow, Supergirl, Supernatural são exemplos desta tendência do canal. E apesar de terem por vezes histórias que cativam os espectadores, é no seu elenco que reside todo o carisma das suas produções. Riverdale não foge à regra mas não sei até quando irá manter o lugar no pódio proporcionado pela primeira temporada.

Não obstante, aconselho-vos a espreitarem os primeiros episódios, que têm um twist que surpreendeu todos os fãs. É que apesar das carinhas bonitas, o mistério acabou por ser bem escrito e capaz de prender a atenção. Na Netflix podem encontram a primeira temporada completa e assistir aos novos episódios que são exibidos semanalmente.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.