Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
Quinto Canal

Só Séries: Final de «Teen Wolf»

Seis anos depois da sua estreia, chegou ao fim a série Teen Wolf. Aquela que é uma das produções com maior sucesso do canal MTV despediu-se ontem dos seus milhões de fãs espalhados por todo o mundo.

Teen Wolf contou a história de Scott McCall (Tyler Posey), um adolescente discreto e simpático, sempre acompanhado do seu fiel e irreverente amigo Stiles (Dylan O’Brien).  Porém, um encontro misterioso muda para sempre a vida de Scott: é mordido por um lobisomem e Scott acaba por se tornar um. A sua força, sentidos e estado emocional são severamente alterados e o jovem teve que aprender a lidar com esta nova realidade. Scott acabou por se tornar um Alfa e criou o seu próprio pack: Stiles, Allison (Crystal Reed), Lydia (Holland Roden), Kira (Arden Cho), Liam (Dylan Sprayberry), Malia (Shelley Hennig), Mason (Khylin Rhambo), Corey (Michael Johnston) e Theo (Cody Christian).

Teen Wolf

O grupo, sempre supervisionados e protegidos pelos adultos Sheriff Stilinski (Linden Ashby), Melissa McCall (Melissa Ponzio), Chris Argent (JR Bourne, Derek (Tyler Hoechlin), Peter (Ian Bohen) e Parrish (Ryan Kelley) acabou por ter como missão proteger a cidade de Beacon Hills de forças sobrenaturais que ameaçassem a vida dos seus habitantes. Muitas vezes o grupo acabou por enfrentar vilões que acabaram por fazer parte do pack, mostrando que para todos existe sempre a possibilidade de redenção.

“We protect those who cannot protect themselves.”Chris

Apesar de ser apenas uma produção televisiva, a série sempre teve um enorme impacto no seu público-alvo. Além de entreter, Teen Wolf passou sempre as mensagens certas e através das ações de Scott promoveu o espírito de entreajuda. Scott sempre procurou fazer o que era correto e influenciou outros a fazer o mesmo. Aceitar as diferenças de cada um e trabalhar por um fim em comum foram sempre as diretrizes do protagonista e que a série quis transmitir aos seus fãs.

Leia também: Só Séries: Guerra entres deuses antigos e modernos em «American Gods»

As várias saídas ao longo destas seis temporadas ditaram o fim da série, pois foi perdendo o carisma. Apesar de ter evoluído a nível de histórias, Teen Wolf foi perdendo a posição que tinha no patamar das séries. No meu ponto de vista o principal decréscimo desse estatuto notou-se com a saída de Dylan O’Brien, pois a sua personagem era essencial na dinâmica da série. A ele pertence, na minha opinião, o melhor vilão de toda a série naquela que foi igualmente a melhor temporada. Void Stiles mostrou não só a versatilidade do ator como criou oportunidades para todos os atores evoluírem.

“I’m 147 pounds of pale skin and fragile bone, okay? Sarcasm is my only defence.” – Stiles

Foi igualmente nessa temporada que a protagonista Crystal Reed quis sair, o que provocou imensas reações negativas. A verdade é que a sua personagem Allison era não só o interesse romântico do protagonista mas também tinha uma importância fulcral na dinâmica do grupo. A morte da sua personagem foi totalmente inesperada. Numa altura onde ainda não existiam muitos leaks, o destino da sua personagem foi guardado até à exibição do episódio da sua morte. Foi sem sombra de dúvida o momento mais triste de toda a série.

Apesar de todas as dificuldades a série conseguiu aguentar por várias temporadas e o grupo conseguiu manter-se unido. Teen Wolf acabou ontem e o episódio foi o melhor que vi nos últimos tempos. Repleto de ação, este episódio serviu de homenagem aos primórdios da série: primeiro porque voltou a utilizar aqueles efeitos CGI bastante maus e segundo porque trouxe de volta algumas personagens que abandonaram a série ao longo do tempo. Foi bastante emotivo ver aquelas personagens interagirem outra vez e perceber porque a série tinha tanto carisma.

A história não poderia ter terminado da melhor maneira, com Scott a ultrapassar mais um desafio e a provar a todos porque ele é um True Alpha. A verdade é que apesar de ser um Teen Drama, a série evoluiu bastante durante estes anos e criou uma base de fãs tão sólida que custa dizer adeus. É um final de tal forma agridoce, que mesmo tendo noção que tudo terminou bem custa saber que não veremos mais as aventuras daquele irreverente e unido grupo…

“Teen Wolf will live on forever…” – Tyler Posey

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.