Só Séries: Feiticeiros num mundo moderno em «The Magicians»

O universo do fantástico é um dos mais utilizados nas produções televisivas, apelando a um público jovem-adulto (que representa uma grande parte das audiências), e são já imensas as histórias que vimos nos mais diferentes canais. O canal Syfy voltou a apostar neste tipo de produções e apresenta The Magicians, uma série onde o mundo da magia existe paralelamente ao nosso mundo. A estreia desta série é já no dia 28.

Quentin Coldwater (Jason Ralph) é um jovem que sempre foi apaixonado por livros sobre o fantástico e que preencheu alguns vazios na sua vida a acreditar que a magia realmente existia. Após ter estado em terapia e por insistência dos amigos mais próximos, Quentin decide pôr esse mundo de parte e aceitar a realidade. É precisamente nessa altura que ele é recrutado para um teste em Brakebills, uma escola secreta de magia e acaba por perceber que tudo o que tinha lido nos livros era real.

©Syfy
©Syfy

Esta série é uma adaptação da saga literária homónima de Lev Grossman, o que vai sempre criar um abismo entre os espectadores que leram os livros e os que apenas assistem à série. As inconsistências entre os dois poderão levar a que a história seja apressada ou incoerente com o que já se sabe, contudo, e tal como disso no início do parágrafo, é uma adaptação pelo que à partida nunca será rigorosamente igual aos livros. Posto isto, a história acaba por ser o ponto mais positivo desta série, repleta de mistérios e reviravoltas que vão deixar os fãs ansiosos pelo que se segue.

Apesar de existir uma grande discrepância na escolha dos atores e na caracterização das suas personagens, uma vez que nos livros os protagonistas têm pelo menos 17 anos, isso não diminui a qualidade da história. As prestações não são todas coerentes e denota-se ainda alguma falta de química, resultando em alguns diálogos forçados, algo que acredito que evoluirá ao longo dos episódios.

A qualidade visual da série é algo também agradável, recorrendo a efeitos computadorizados apenas quando necessário. E mesmo esses efeitos têm boa qualidade, o que torna a experiência do espectador muito mais divertida. Utilizando principalmente em cenários físicos, creio que foi uma boa aposta da produção da série para manter a relação mundo moderno-mundo de fantasia sem grandes falhas.

[youtube id=”9SuW7c28SAM” width=”620″ height=”360″]

Como fã de Harry Potter, é interessante verificar uma história bastante semelhante mas num contexto completamente diferente. A história é cativante e cheia de suspense, especialmente para quem não leu os livros e não sabe o que vai acontecer. Espero é que não apressem a ordem de acontecimentos e deixem a série ter o seu misticismo sem demasiados dramas românticos. A primeira temporada de The Magicians terá início já no dia 28 no canal Syfy às 22h10, apenas três dias depois da sua estreia nos EUA.

Pontos Positivos[checklist]

  • História cativante
  • Bons efeitos visuais

[/checklist]

Pontos Negativos[badlist]

  • Atores demasiado adultos
  • Típicos clichés

[/badlist]

 

Inês Calhias

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *