http://static.tumblr.com/z4cfnsq/n6vlx4zqf/tumblr_lh8pfwj62p1qc8hpl.jpg

Shameless (No Limite) é aquele tipo de série de que ninguém fala mas que toda a gente vê.

Baseada na série homónima do Reino Unido, chegou ao pequeno ecrã americano em Janeiro de 2011 através do canal Showtime e tem criado muita controvérsia entre os fãs, que se dividem entre os adeptos inflexíveis da versão original britânica e os apreciadores da adaptação americana.

A história principal da série incide na família Gallagher, uma família bastante disfuncional que reside num típico bairro americano e que se encontra sempre em situações bastante complicadas.

O patriarca é Frank (William H. Macy), um homem com uma destreza para se colocar em situações caricatas, gastador de todos os centavos na sua carteira e que se afoga recorrentemente no álcool, descuidando-se bastante da tarefa de pai. Tarefa essa feita pela filha mais velha Fiona (Emmy Rossum), inteligente, corajosa, destemida e bastante desenrascada, que desempenha também o papel de mãe após a mesma os ter abandonado. Philip (Jeremy Allen White), mais conhecido como Lip, é o mais velho dos rapazes. Com um Q.I. acima da média, não tem qualquer interesse na escola e utiliza a sua inteligência em esquemas para ganhar dinheiro. Ian (Cameron Monaghan) completa o triângulo de irmãos mais velhos, apesar de não ser filho de Frank. Bastante destemido, tem um enorme interesse pelas Forças Armadas. Vive um pouco na sombra da sua escolha sexual. Debbie (Emma Kenney) é a outra filha, quase adolescente. Tenta sempre praticar o bem e apesar de ficar magoada pela falta de atenção dos pais, procura sempre ser uma boa filha e irmã. Carl (Ethan Cutkosky) é ainda uma criança mas as suas atitudes podem ser comparadas às de um adolescente delinquente. Para fechar o círculo desta família, temos Liam (Brennan Kane Johnson e Blake Alexander Johnson) um bebé que poderia passar despercebido não fosse o facto de ser completamente diferente dos irmãos.

Esta série foi uma lufada de ar fresco para o género de drama familiar uma vez que junta um toque enorme de humor negro. Contudo, existe uma grande polémica devido às cenas de sexo e nudez explícitas, à forte presença de drogas, linguagem não apropriada e violência. Estes fatores fazem com que o público-alvo desta série seja mais reduzido o que não implica que a série seja má de todo. Muito pelo contrário. Shameless é realista, fala de problemas familiares que existem no quotidiano e não retrata a América como o país de sonho de muita gente mas sim como de facto ela é. E apesar das inúmeras cenas humorísticas, as situações mais exigentes a nível emocional estão muito bem atuadas. Os atores conseguem transmitir todos os sentimentos sentidos pelas personagens de forma natural e há momentos que simplesmente nos fazem ter uma lágrima no canto do olho.

A não perder, Sextas-Feiras às 22:45h na RTP2 e Domingos às 22:30h na FOX

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: