Rubricas Televisão

Reportagem Especial: Morangos com Açúcar

Morangos Reportagem Especial

Se há em Portugal uma série que marcou uma geração inteira e que ainda continua a dar que falar é Morangos com Açúcar.

A série produzida pela TVI veio abrir um novo espaço na ficção feita em Portugal, dando a conhecer novos talentos e retratando da forma mais realística possível o dia-a-dia dos adolescentes.

Inspirando-se em dois sucessos além-fronteiras, a série Malhação, na altura exibida pela SIC e produzida pela Globo, e na argentina Rebelde Way, mais tarde também adaptada pelo canal de Carnaxide, Morangos com Açúcar foi um sucesso nunca antes visto em Portugal.

Ao longo dos seus nove anos de duração a série juvenil da TVI inovou, surpreendeu e deu a conhecer novos rostos na representação, bem como levou a estação a conquistar um público que até então estava perdido para a SIC.

Morangos com Açúcar Joana e Pipo
João Catarré (Pipo) e Benedita Pereira (Joana) foram os primeiros protagonistas de Morangos com Açúcar

Estreando em 2003 no final de tarde, a série rapidamente conquistou o público e criou uma marca, que saltou do pequeno ecrã para todos os lugares. Livros, CD’s, produtos de cosmética, material escolar, entre muitos outros produtos de merchandising foram algumas das apostas da TVI com Morangos com Açúcar.

Exibida ao final da tarde, a série ocupou por vezes o horário nobre da estação, em especial quando na concorrência havia estreias de novos formatos ou jogos de futebol.

Com duas séries por ano, uma em tempo escolar e outra durante as férias de verão, Morangos com Açúcar mostrou por vezes o lado mais problemático da adolescência, retratando o bullying, gravidez, diabetes, distúrbios alimentares, uso de drogas ou homossexualidade.

Leia também: Reportagem Especial: Floribella

Um dos momentos que marcou a série foi a morte de Francisco Adam, que interpretava Dino. Tendo sido um choque para todo o elenco e produção, a estação colocou vários psicólogos ao dispor. Francisco Adam morreu aos 22 anos, vítima de um acidente de viação em 2006. A sua saída da série foi um dos momentos altos da temporada, com Dino a sair num balão de ar quente rumo ao céu.

[youtube id=”hHMC6zVUDyM” width=”620″ height=”360″]

Dos formatos derivados da marca fazem parte um musical, uma peça de teatro, um programa de televisão e até mesmo um filme, que reuniu personagens de várias temporadas. Com uma forte componente musical, foram lançados vários artistas durante os anos em que a série se manteve no ar. Alguns dos mais marcantes foram os DZRT, 4Taste, Just Girls ou Missy M. O cantor FF foi revelado na série, apesar de não ter tido o mesmo destaque que as bandas referidas, ainda assim é hoje um dos poucos cantores que sobreviveu após a saída da trama.

Tendo recebido vários prémios e indicações durante a sua exibição, a TVI acabou por exportar a série para outros países, onde foi exibida ou adaptada. Brasil, Rússia e Angola são alguns dos países onde Morangos com Açúcar foi emitida na sua forma original, bem como a China, onde foi realizada uma adaptação.

Com vários altos e baixos nas audiências ao longo dos anos, as últimas temporadas foram as que conseguiram piores resultados. Nem mesmo com a mudança de foco da trama, que deu espaço para a música, artes performativas e moda, Morangos com Açúcar ganhou novo fôlego.

Leia também: Reportagem Especial: Riscos

O final chegou com o término da nona temporada em 2012. De lá para cá muito se tem falado num relançamento da série, contudo nada foi avançado pela estação, que após Morangos com Açúcar nunca mais conseguiu alcançar o sucesso no horário das 19h00, nem junto do público juvenil.

[youtube id=”NEaDVGmIy54″ width=”620″ height=”360″]

Artigos Relacionados