Considerada uma das grandes fadistas da atual geração em Portugal, o Toque Nacional da nossa Quinta Melodia vai esta semana ao encontro de Mariza, fazendo uma viagem pelos principais êxitos da sua carreira musical.

Quase a completar 20 anos de carreira, Mariza é uma das maiores vozes do fado em Portugal, conquistando milhões de fãs não só em terras lusas, como também um pouco por todo o mundo. Após ter lançado o seu primeiro disco de originais em 2001, com as suas músicas inspiradas na aclamada Amália Rodrigues, rapidamente Mariza atingiu o sucesso com Ó Gente da Minha Terra, para então não mais parar, somando dezenas de discos de platina até ao momento.

.

.

Seguiram-se sucessivos êxitos tais como Oiça Lá Ó Senhor Vinho, A Chuva, Rosa Branca, ou mais recentemente O Tempo Não Pára, O Melhor de Mim ou Quem Me Dera. Entre os lançamentos dos seus singles e discos, a fadista foi dando concertos esgotados em todo o mundo e somando diversos prémios, entre os quais de Melhor Artista da Europa de World Music pela mão da BBC, Prémio European Border Breakers Award do MIDEM, diversos Globos de Ouro Nacionais, e ainda nomeações para os prestigiados Grammys Latinos. Além de colaborações com diversos artistas nacionais e internacionais, Mariza participou em diversas causas sociais, entre as quais o prestigiado Live 8 em 2005.

Com uma crítica rendida a nível mundial, Mariza só tem por isso razões para sorrir, tendo já deixado a sua marca para sempre no mundo do Fado em Portugal.

.

 

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: