Quinta Melodia Rubricas

Quinta Melodia: Santos Populares – Em cada esquina, um arraial (parte 2)

O espírito dos Santos Populares continua em altas, e depois de o Santo António ficar para trás, é a vez de se festejar o São João, uma vez mais um pouco por todo o país, sendo por isso o destaque desta semana da Quinta Melodia.

Vai na rua e sente o cheiro a sardinha assada, ou até mesmo o cheiro a manjericono ar? Não se admire, estamos em plena comemoração dos Santos Populares. Praticamente em cada esquina há um arraial, e com música para todos os gostos, seja da mais à menos popular. Os Santos Populares são possivelmente das festas tradicionais que existem em Portugal, e mesmo quem não gosta de música popular nestes dias deixa-se levar pela boa disposição dos arraiais que animam a grande maioria das freguesias e cidades.

Depois de na noite de 12 para 13 de junho se ter comemorado o Santo António, chegou a hora de as atenções se focarem no São João, que se festeja na noite de 23 para 24 de junho. Este ano, com a grande ajuda de calhar em pleno fim-de-semana, o que por si se traduz em mais tempo livre para aproveitar, o ponto alto desta festa acontece na cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, onde o tradicional fogo-de-artifício sobre o Rio Douro já é um marco e uma referência, não só nacional como também internacional. Na cidade Invicta a animação fica a cargo também do concerto de José Cid, após o espetáculo piromusical, a partir da Avenida dos Aliados e com entrada gratuita.


Leia também: Quinta Melodia: Santos Populares – Em cada esquina, um arraial (parte 1)

Ligeiramente mais a sul, na Figueira da Foz, também o São João se vive com bastante intensidade. Sendo igualmente uma das festas mais conhecidas em Portugal, por aqui há acesso de forma igualmente gratuita aos concertos especiais que se realizam ao longo da noite, com destaque para Herman José, além do desfile das tradicionais Marchas Populares e igualmente do fogo-de-artifício, lançado em plena Praia do Forte.

Se prefere algo mais tradicional, com os típicos bailaricos ou arraiais populares, deixamos ainda as sugestões de Canas de Senhorim, Nelas ou Vildemoinhos, todos estes destinos pertencentes ao distrito de Viseu, ou ainda em pleno coração de Lisboa, entre Alfama, Campolide, Lumiar ou ainda Odivelas, onde a festa promete ser igualmente até de manhã. O tempo convida sem dúvida a uma saída entre amigos, aproveitando também para se festejar a chegada do verão, tão desejada entre muitos.

E é a pensar no verão que a nossa Quinta Melodia se despede por agora, prometendo voltar após umas merecidas férias. Bom verão a todos, e igualmente bons Santos Populares!

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: