Quinta Melodia Rubricas

Quinta Melodia: Santos Populares – Em cada esquina, um arraial (parte 1)

Junho, mês do verão, mas também dos Santos Populares, onde em cada esquina há um arraial. Neste guia, que até pode ser considerado especial e que vamos fazer ao longo de junho, fazemos um balanço sobre as festas populares mais marcantes em Portugal.

Vai na rua e sente o cheiro a sardinha assada, ou até mesmo o cheiro a manjericono ar? Não se admire, estamos em plena comemoração dos Santos Populares. Praticamente em cada esquina há um arraial, e com música para todos os gostos, seja da mais à menos popular. Os Santos Populares são possivelmente das festas tradicionais que existem em Portugal, e mesmo quem não gosta de música popular nestes dias deixa-se levar pela boa disposição dos arraiais que animam a grande maioria das freguesias onde se festeja o Santo António, o santo que faz cerimónias de aberturas na noite de 12 para 13 de junho.


Leia também: Quinta Melodia: Destino – Eurovisão 2019. E agora?

Lisboa é sem dúvida a cidade onde o Santo António tem um maior significado, e onde a festa dura mesmo até de manhã. Começando pelos míticos Casamentos de Santo António pela manhã de 12 de junho, a festa só termina na manhã de dia 13 com o anúncia da Marcha Popular vencedor, que na noite anterior irá desfilar na Avenida da Liberdade para milhares de pessoas, com direito a transmissão televisiva e tudo através da RTP1. Mas porque o que interessa é sair de casa e divertir-se, fique de seguida com um pequeno guia que o vai ajudar a viver o espírito popular ao máximo, pelo menos até ao grande dia de Santo António, em especial na noite Lisboa. Depois? Depois seguimos viajem até ao São João, mas isso já fica para um outro artigo da Quinta Melodia:

Ao todo são mais de 15 arraiais populares espalhados pelas ruas de Lisboa, além de outras dezenas de festas, todas de entrada gratuita. Clique aqui e veja a programação completa.

  • Arraial de Santo António em Alvalade – Herman José | 08 de junho
  • Arraial da Vila Berta | 09 de junho
  • Desfile na Avenida | 12 de junho
  • Revenge of The 90’s – Especial Santos Populares | 12 de junho
DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados