Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Quinto Canal

Memórias da TV: «Operação Triunfo» e a aposta da RTP

Tendo sido um dos primeiros talent-shows da estação pública, no Memórias da TV desta semana recordamos a aposta do canal em Operação Triunfo.

Estreado em 2003 e contando com um total de quatro temporadas, Operação Triunfo foi um dos primeiros talent-shows de sucesso da RTP1, apesar de ter passado despercebido nas audiências. Recorda-se?

Catarina Furtado foi a apresentadora das primeiras duas temporadas em 2003, tendo Sílvia Alberto assumido posteriormente a apresentação na terceira e quarta temporada, em 2007 e 2010 respetivamente. O formato consistia num grupo de dezasseis jovens, que tentava a sua sorte num concurso de caça talentos na estação pública. Sem a fase de castings, estes concorrentes eram a prata de uma árdua seleção de candidatos que se queriam tornar no novo hit da música nacional. Ao longo de quatro temporadas, passaram pelos ecrãs da RTP mais de 60  sonhadores com um dom na sua voz.

             Leia também: Memórias da TV – Especial: 25 anos de SIC

Operação Triunfo acabava também por ter a componente de reality-show, visto que os participantes eram acompanhados diariamente tanto nos ensaios para as galas semanais, como nos relacionamentos pessoais dentro da Academia de Música e não só. Entre alguns dos concorrentes mais conhecidos destacaram-se Edmundo Vieira e Paulo Vintém, ambos membros dos D’ZRT, Rita Viegas, que chegou a participar em Morangos com Açúcar, Rui Drumond, que posteriormente venceu a edição 2014 do The Voice Portugal, e ainda Vânia Fernandes, que representou Portugal no Festival da Eurovisão em 2008.

Com audiências a variarem entre os 600 e 800 mil telespetadores, o formato acabou por passar despercebido em todas as suas temporadas, embora no início deste ano a TVI tenha adquirido os direitos de transmissão da Operação Triunfo, para supostamente ser um dos grandes trunfos do canal privado para fazer frente ao atual sucesso do The Voice Portugal, que já vai na sua quarta temporada consecutiva na RTP.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.