Memórias da TV Rubricas

Memórias da TV: A música em destaque através do «Top +»

Top + era o único programa da televisão que dava a conhecer a música que se ouvia em Portugal, e por isso mesmo é recordado aqui no Memórias da TV!

Numa época onde os discos vendidos em Portugal eram a única forma de dar a conhecer quem eram os artistas que maior sucesso faziam no nosso país e não só, o Top + era o único programa da televisão portuguesa que fazia a contagem dos álbuns e DVD’s musicais mais vendidos da semana. Recorda-se?

[youtube id=”l1O1WCTkdeg” width=”620″ height=”360″]

Sendo um programa semanal, produzido e realizado com o objectivo de divulgar o Top Nacional de Vendas, elaborado pela Associação Fonográfica Portuguesa, o formato que inicialmente estreou a um domingo, rapidamente passou a ser transmitido aos sábados ao início da tarde na RTP1, tendo contado com diversos apresentadores, entre os quais Catarina Furtado, João Vaz ou até mesmo Pedro Ribeiro.

[youtube id=”4zVcXEAb-hU” width=”620″ height=”360″]

Contudo, foi com a apresentação da dupla Francisco Mendes e Isabel Figueira, desde o ano 2000 e até ao seu fim, que o programa ganhou maior notoriedade. No seu conteúdo eram assinaladas as alterações à tabela musical, com o devido destaque para os discos e DVD’s musicais mais vendidos da semana, além das compilações, exibindo os videoclips representativos das novas entradas e maiores subidas de vendas, entre outros destaques, como os espaços dedicados a entrevistas e reportagens.

          Leia também: Memórias da TV: «Os Malucos do Riso» da SIC que ninguém esquece

Contando com mais de 20 anos de transmissão, entre 1991 e 2012, ao longo dos anos o Top + foi sofrendo diversas alterações, com uma das mais importantes a incluir a atuação em estúdio de vários convidados musicais. A mais significativa aconteceu nos últimos dois anos de exibição, quando passou a ser incluída uma tabela com as vendas digitais de singles, acompanhando a tendência que ainda hoje se faz sentir.

[youtube id=”ehUYOVn-y5E” width=”620″ height=”360″]

O programa chegou ao fim em 2012, com a RTP a não querer renovar contrato com a Associação Fonográfica Portuguesa, ditando assim o fim do único programa dedicado às tabelas de música existente na televisão nacional.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: