Memórias da TV Rubricas

Memórias da TV – Desenhos Animados “Tom & Jerry”

Esta semana a rubrica Memórias da TV recorda com os nossos leitores uma das mais tradicionais e influentes séries animadas que tem na sua essência duas personagens bem carismáticas e completamente diferentes. Apesar das diferenças notórias, começando pelo facto de um ser um gato e o outro um rato, ambos se complementam no ecrã com uma relação muito singular. Falamos pois de Tom & Jerry.


 Lembram-se deste genérico?

[youtube id=”uJrOUnBdmdw” width=”620″ height=”360″]

Sim? Então recordem connosco Tom & Jerry.

Criado por William Hanna e Joseph Barbera, o cartoon norte-americano chegou à televisão em 1940, cada episódio com aproximadamente 8 minutos de exibição. O centro de toda esta trama infantil baseia-se, geralmente, nas tentativas frustradas de Tom em capturar Jerry, e o caos e a destruição que daí advém.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente devido às habilidades do engenhoso ratinho, mas também por conta, em alguns casos, da estupidez do próprio gato. Com perseguições eletrizantes e sempre acompanhadas por uma banda sonora à altura, a série primava por deixar os telespectadores presos ao ecrã a partir do primeiro minuto.

Nesta série o destaque era dado aos animais, sendo estes os protagonistas das mais variadas aventuras. Para além do gato Tom e do rato Jerry, eram recorrentes as participações do bulldog da casa, Spike, bem como o seu filho Tyke. Outras personagens com algumas participações especiais eram o ratinho Nibbles e o rival de Tom, o gato Butch.

Tom_and_Jerry

Tom é um gato doméstico azul ou cinza, dependendo da série, que vive uma vida boa, enquanto Jerry é um pequeno rato castanho que vive sempre na proximidade deste. Apesar de ser muito energético e determinado, Tom tem uma inteligência e esperteza muito atrás de Jerry, fazendo com que este saía, geralmente, triunfante nas inúmeras batalhas entre os dois. Em raras exceções há triunfos de Tom, no entanto a norma é que o rato consiga vencer ou, ironicamente, ambos perdem. Em Tom & Jerry não existe propriamente a distinção entre o bom e o mau já que ambas as personagens possuem tendências sádicas e demonstram em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro, o que torna o cartoon ainda mais interessante. Muitas vezes torcemos para que Jerry consiga sair impune das situações pelas suas dimensões reduzidas e pela aparente fragilidade face ao gato. Mas confessem lá… Quantas vezes não desejaram que Tom conseguisse sair triunfante?!

Aqui podem rever alguns dos principais episódios destes dois “amigos” endiabrados:

[youtube id=”HMUNZBi4rQU” width=”620″ height=”360″]

Que outros episódios se recordam de Tom & Jerry? Qual a personagem de que mais gostavam? Partilhem connosco nos comentários esses momentos.

Recordem Connosco!

Até para a semana.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados