Memórias da TV Rubricas

Memórias da TV – Desenhos Animados “Looney Tunes”

Todos temos programas, séries, novelas e filmes que nos marcaram de alguma maneira. Alguns por trazerem temas que nos são familiares, outros por despertarem curiosidade sobre um determinado assunto. Mas, inevitavelmente, todos recordamos momentos televisivos que nos despertam um sentimento nostálgico, dando a sensação de recuar no tempo. Lembranças essas que deixam um sorriso no rosto quando, pelos mais diversos motivos, voltamos a encontrar-nos com aquelas personagens que durante tanto tempo nos acompanharam.


É isso que a nova rubrica do Quinto Canal pretende. Trazer momentos agradáveis aos nossos leitores e fazer com que, de certa forma, voltem a reencontrar a sua infância.

Nesta primeira temporada das Memórias da TV, vamos relembrar alguns dos Desenhos Animados que fizeram a delícia de várias gerações ao longo dos tempos. Hoje ficamos com uns especialmente “loucos” e que, certamente, fizeram as delicias daqueles que acompanhavam o canal infantil Cartoon Network. Falamos claro de Looney Tunes.

Lembram-se desta abertura?

[youtube id=”0jTHNBKjMBU” width=”620″ height=”360″]

Sim? Então recordem connosco os Looney Tunes.

A série de curtas-metragens de animação foi produzida entre 1930 e 1969 pela Warner Bros. Animation. Esta foi uma produção que teve como principal objetivo concorrer contra o sucesso da Walt Disney, Silly Symphony, que trazia ao público pequenas animações musicais de contos bem conhecidos. O próprio nome “Looney Tunes”, ou em português Melodias Loucas, veio criar um paralelismo entre as duas séries.

Looney- Tunes

Bugs Bunny, Daffy Duck, Porky Pig, Tweety (Piu Piu) e Sylvester, Taz ou Bip Bip e o Coiote, eram algumas das personagens mais carismáticas da série e fazem, ainda hoje, parte do imaginário de muitas pessoas. Este foi também o tempo áureo da animação a duas dimensões, existindo toda uma arte e pormenor com os cenários onde as histórias destes seres loucos decorriam. A junção entre as narrativas frenéticas e a música que as acompanhava era também algo a destacar, sendo que muitas vezes grandes músicas clássicas eram utilizadas nas curtas-metragens dando uma outra dinâmica à interacção entre personagens e cenários.

Looney Tunes não vivia apenas de entretenimento, como a maioria dos desenhos animados do canal Cartoon Network, este funcionava muitas vezes como uma forma didáctica e estimulante de aprender inglês, já que só há bem pouco tempo é que o canal infanto-juvenil (que à noite dava lugar ao TCM) começou a dobrar todas as suas produções para português. Quem é que não se recorda de estar a ver esta série sem perceber praticamente o que diziam as personagens mas viver intensamente as suas histórias e aventuras?

Aqui podem rever alguns dos principais episódios que acompanham estes seres meio loucos, que ficarão para sempre nas nossas memórias.

[youtube id=”TUCO1hjzb9k” width=”620″ height=”360″]

Quais são as personagens que mais gostavam de ver nos Looney Tunes? Que outros desenhos animados vos deixam nostálgicos? Partilhem connosco através dos comentários.

Recordem connosco!

Até para a semana

Thats-all-folks-looney tunes

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados