Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Memórias da TV: Vamos ao «Jardim da Celeste»?

Dedicado às crianças e não só, a RTP também teve o seu grande programa infantil, intitulado de Jardim da Celeste, e que hoje recordamos nas Memórias da TV.

Tendo Ana Brito e Cunha na condução do formato, o Jardim da Celeste era um magazine infantil e tornou-se numa referência para as crianças dos anos 90, tendo estreado em 1997 na RTP1. Recorda-se?

Com um genérica que ficava facilmente gravado na memória, ainda hoje o mesmo é recordados pelas pessoas sem esquecer um único verso. O Jardim da Celeste era um magazine educativo que pretende ensinar e divertir crianças em idade pré-escolar e que era apresentado por Ana Brito e Cunha, dando vida a Celeste. A educadora contava ainda com a companhia do cão Sócrates e deslocavam-se a várias localidades através da sua carrinha para ajudarem os meninos Gaspar, Beatriz, Olívia, Xavier, Ernesto e Carolina a viverem experiências diferentes.

          Leia também: Memórias da TV: Quem se lembra do «TV Rural»?

Entre reportagens feitas a partir de escolas, tal como a possibilidade de aprenderem coisas novas, de cantarem canções, a partilharem entre si e até mesmo de aprenderem a usar o antigo credifone. Neste programa vários mundos se cruzavam, com bonecos animados a conviver com gente real, e que tinham sempre como objetivo divertir as crianças. O Jardim da Celeste obteve o sucesso esperado na época, e ainda hoje, vinte anos depois, ainda é transmitido na RTP Internacional, além de te sido também repetido diversas vezes e de forma alternada entre a RTP1 e RTP2.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.