Máquina do Tempo Rubricas

Máquina do Tempo | Especial «Expo 98»

No dia em que se comemoram exatamente 20 anos desde a abertura oficial da Expo 98, a maior Exposição Universal realizada até à data no mundo, a nossa Máquina do Tempo é ligeiramente diferente, e viaja hoje até 1998, para recordar alguns dos melhores momentos vividos no maior evento cultural realizado em Portugal.

.

.

Com mais de 120 dias abertos ao público, realizou-se entre 22 de maio e 30 de setembro de 1998 a aclamada Expo 98, a maior exposição universal realizada até ao momento e o maior evento cultural que aconteceu em Portugal, tendo colocado o nosso país nas bocas do mundo.  Ao longo da sua realização mais de 10 milhões de visitas foram registadas, com o último dia a bater recordes com mais de 200 mil pessoas a entrarem no recinto, tendo a certa hora de terem de ser tirados os torniquetes que controlavam a entrada por questões de segurança e maior fluidez do público.

.

.

Tendo como tema os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, a Expo 98 trouxe a Portugal uma nova vida, tendo renascido a zona Oriente de Lisboa, transformando por completo o Parque das Nações, com a construções de infra-estruturas que até momento não existiam em Portugal, tais como o Pavilhão Atlântico (atual Altice Arena), o Oceanário,  a estação da Gare do Oriente, o Pavilhão de Portugal, o teleférico, e até mesmo a rede metropolitana e a conhecida Ponte Vasco da Gama, entre outros destaques. A verdade é que depois da Expo 98, o Parque das Nações nunca mais foi o mesmo, tendo-se tornado no bairro mais moderno e urbano existente em Lisboa.

Além de exposições, não faltaram todas as noites espetáculos musicais e diversos concertos, com especial destaque para o inesquecível Acqua Matrix, que aliava num único espetáculo a água, luz, som e pirotecnia, sendo a grande atração noturna do espaço. Se quiser reviver alguns destes momentos da Expo 98, recordamos que haverá uma festa especial de 9 dias exatamente no mesmo espaço, onde não faltaram também espetáculos multimédia e não só. Clique aqui para saber todos os detalhes.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: