Rubricas

+Saúde: As melhores horas para “praiar”

+ Saúde

Nesta segunda edição do +Saúde, depois de ter indicado qual o melhor protetor solar a usar de acordo com o seu tipo de pele, vou falar sobre quais as melhores horas para ir à praia.

Os mais novos por certo já ouviram a mãe dizer por inúmeras vezes a expressão, “Ai, o Sol está alto”, “Ai, o sol está quente a essa hora”, pois bem e o que quer dizer?

Quer dizer que a vossa mãe tem razão! As melhores horas para irmos à praia são de manhã cedo, antes das 11h e mais à tardinha, já depois do almoço e da digestão feita, após as 15h30/16h.

Leia também: +Saúde: Que protetores solares usar e qual o melhor para a mim?

A razão para se ir à praia apenas nestes horários é bem simples. As horas de maior calor são exactamente entre as 11h as 16h, altura em que o sol se encontra no seu ponto mais alto e pode causar mais queimaduras solares e mais desidratação (especialmente em crianças, idosos e grávidas mas falaremos disso noutro dia).

Por isso, se forem daquelas pessoas que gostam de estar o dia todo na praia e que apenas vão a casa passar a noite, por favor, durante estas horas, abriguem-se! Debaixo de um chapéu, dentro de um café ou de um espaço com sombra, não interessa, o que importa é que evitem aqueles raios UV de que já vos falei e que são mais fortes durante estas horas.

Tendo isto em conta e com o protetor solar adequando para o seu tipo de pele, só me resta dizer, aproveitem a praia!

Ágata Pedrosa

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: