Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018
Quinto Canal

Lembra-se de… «Operação Triunfo»?

lembra-se

Lembra-se de Operação Triunfo? Programa transmitido pela RTP, que procurava descobrir jovens talentos no panorama da música nacional?

[divider]

Estreou em 2003 e contou com a apresentação de Catarina Furtado. Um grupo de dezasseis jovens tentava a sua sorte num concurso de caça talentos na estação pública. Sem a fase de castings, estes concorrentes eram a prata de uma árdua seleção de candidatos que se queriam tornar no novo hit da música nacional. Ao longo de quatro temporadas, as últimas duas conduzidas por Sílvia Alberto, passaram pelos ecrãs da estação pública mais de 60  sonhadores com um dom na sua voz.

operaçao triunfo

Entre eles destacaram-se Edmundo Vieira, um dos membros dos D’ZRT cujo último desafio foi o Big Brother VIP, Rita Viegas, que chegou a participar em Morangos com Açúcar, Rui Drumond, uma das presenças habituais nas bandas dos programas de televisão, Paulo Vintém, que também integrou os D’ZRT, Vânia Fernandes, que representou Portugal no Festival da Eurovisão ao lado de outros colegas seus, Ricardo Soler, que integrou o coro do formato da SIC Chamar a Música, Emanuel Santos, que participou na série juvenil da TVI. Muitos foram esquecidos, outros ainda vão sendo relembrados, principalmente pela estação pública. São eles que são chamados quando se organizam galas ou programas especiais nos quais sejam necessários cantores. De todos, talvez Edmundo Vieira e Rui Drumond continuem a dar que falar, assim como Filipe Gonçalves, concorrente que lançou um CD há relativamente pouco tempo.

O júri do formato das duas primeiras edições foi composto por Jaime Fernandes, Bernardo Barata, Paulo Sousa Martins. Na terceira série este conjunto foi alterado e substituído por Ana Bola, Nuno Markl, Patrícia Vasconcelos e Zé da Ponte, acabando estes por não transitar para a quarta temporada do programa. Rui Baeta, Rui Massena e Sandra Faria assumiram as suas funções.

[divider]

No que toca à primeira edição, estes foram os seus resultados, acabando a última gala por alcançar a melhor audiência média: 9,9%.

audiencias

Eis os valores da terceira edição:

ot 3

As quatro temporadas de Operação Triunfo emitidas pelo primeiro canal foram seguidas em média por um intervalo que se situava entre os 600 e os 800 mil telespetadores.

Recorde agora alguns momentos do formato:




Lembra-se?

PARTILHAR