K Filme Rubricas

K Filme: «Avengers: Infinity War» – O Principio do Fim

Infinity War

Foi num estalar de dedos e tudo passou. Avengers: Infinity War, um dos filmes mais esperados de 2018,pelo menos sei que para mim o foi, soube-me a pouco e já estou em pulgas para a segunda parte, como muitos de nós.

 

Assisti à ante estreia de Avengers: Infinity War na passada terça-feira, no cinema do Fórum Algarve, e tenho a dizer que apesar de já ter ido a algumas ante estreias, esta foi especial. Foi bom ver uma plateia entusiasta, uma comunidade unida que aplaudiu este filme de pé. Hoje trago-vos uma lista de prós e contras que considero caracterizarem o filme.

Vou tentar não dar muitos spoilers, no entanto, Spoiler Alert!

Prós: 

CGI – Os efeitos especiais estão no ponto certo, ao nível de um bom filme de super heróis. Apesar de originalmente não ter gostado da forma como fizeram o Thanos, acabou por ser um caso de “primeira estranha-se, depois entranha-se”. E entranhou-se maravilhosamente. A complexidade de cada planeta, de cada lua, estrela, ou nave é estonteante, Infinity War foi sem dúvida o filme da Marvel que melhor captou o universo dos comics, sem limites à imaginação e à lei da possibilidade.

Guardians Of The Galaxy Decidi fazer destes heróis toda uma linha de prós porque sou bastante fã do grupo e a aparição deles neste filme foi algo que me agradou desde que era apenas uma especulação. Já todos esperamos com os Guardians Of The Galaxy venha sempre uma gargalhada, mesmo assim, foi um entrada em grande sempre com o melhor da música como banda sonora.

“Who are you guys?”

Batalha em Wakanda – Foi sem sombra de dúvida umas das melhores batalhas que já vi no mundo do cinema (sim, estou a incluir Brave Heart e Saving Private Ryan nesta equação). Estava lá tudo, a imagem, o som, a centralidade em cada personagem como também um plano exterior completo e cheio de vida. Claro que o ambiente de Wakanda ajudou para esta cena. Os seus cânticos de guerra inspiram qualquer pessoa a segurar os braços da cadeira como uma preparação para uma soco de intensidade visual e emocional, uma vez que sabemos que aquela batalha, aqueles heróis, são a única coisa entre Thanos e controlo de todo o universo.

Passado, Presente e Futuro – Este filme ditou de uma forma ou de outra o futuro do mundo cinemático da Marvel. Foi também o local de encontro de grande parte das personagens que fizeram parte deste universo nos últimos 10 anos e cujas histórias se influenciaram reciprocamente, culminando assim no Infinity War – O Princípio do Fim. O futuro deste universo está nas mãos deste filme e no final entendemos mais ou menos o que será esse futuro e também quais os contratos que estão a acabar, o que me leva à lista dos contras.

Contras:

Filmes Já Anunciados – No final de Infinity War vemos aquilo que já estávamos à espera (conhecendo a história dos comics) e com isso vemos personagens que ainda têm contratos estáveis, a morrer na tela, o que acaba por não dar o mesmo impacto. Isto porque sabemos que elas irão inevitavelmente voltar no próximo filme o que torna a cena um tanto redundante. No entanto existiram mortes que surpreenderam bastante e foram muito bem projetadas. Acho que a Marvel não deveria ter anunciado os filmes antes deste sair e deixar em segredo alguns nomes como Spider Man.

Comic Relief A definição de comic relief está numa personagem, ou conjunto de personagens, que tiram o peso de um filme a partir da comédia. O que se tem passado com a Marvel desde há algum tempo é que todas as personagens são o comic relief, o que acaba por retirar a seriedade de muitas cenas de forma excessiva e cansativa. O abuso das piadas é muito visível em Infinity War e é também a razão de queixa de grande parte da comunidade. Apesar destas piadas serem feitas para um público mais geral (não apenas os geeks dos comics), são piadas fáceis e com falta de sal.

Um Fim Apressado – Como muitos filmes de Super-heróis (tanto Marvel quanto DC Comics), este teve um fim apressado. O climax de Infinity War é muito evidente e não surgiu de forma branda. Sendo que uma das coisas que mais gosto na 7ª  arte é a divisão do filme por partes de forma pouco convencional, os filmes de Super-heróis ficam sempre a desejar nesse aspeto. Mas gosto deles na mesma.

A outra fação deste fim apressado terá sido o facto deste vilão querer cumprir este objetivo há tanto tempo e parece que numa tarde resolveu o assunto.

Medíocre + – Depois de sair da sala do cinema, ao conversar com os meus amigos, deparei-me com uma amálgama de opiniões que resultaram numa review conjunta de Medíocre +. Isto quer dizer que Infinity War não excedeu nem atingiu as expectativas que construímos ao longo deste ano, mas também não foi tão mau como temíamos que pudesse ter sido. A realidade é que à primeira vista, com o ambiente de uma sala de cinema repleta de fãs e de emoções ao rubro, o filme parece espetacular. Mas depois de ruminarmos a informação e analisarmos tudo como um todo, percebemos que não foi espetacular.

Mas também que há muito tempo que um filme de Super-heróis não é espetacular. Lembro-me que o último filme do género que me deixou atordoada (pela positiva claro), foi  Wonder Woman (DC Comics) e este foi como uma ilha no meio de um oceano de filmes que não são feitos para os fãs mas sim para as massas.


Leia também: K Filme: «Ready Player One» – Distopia Geekiana

Ao contrário de muitas rubricas e reviews que já circulam no cyberspace, eu não considero que o foco no Thanos tenha sido um ponto negativo no filme. Há quem lhe ande a chamar “Thanos – The Movie”, porém acho que foi importante dar a conhecer a personagem ao público geral. Eu pessoalmente fiquei apaixonada pela maneira como abordaram e dissecaram o grande vilão da Marvel.

Uma única cena pós-créditos

Para terminar gostaria de falar do pós-créditos, a célebre praxe dos filmes da Marvel.

Este foi uma revelação que deixou qualquer fã (principalmente do sexo feminino) bastante contente. Captain Marvel já tem estreia agendada para o dia 8 de Março de 2019 (USA) e será representada pela atriz Brie Larson.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: