game dev tycoon

Hoje venho falar-vos de um jogo disponível apenas desde o mês passado mas que já deu que falar no mundo virtual. Ao contrário de muitos dos outros títulos que vos tenho trazido todas as semanas, este não é um jogo tão comercial, mas sim um jogo Indie. Tal como acontece com os filmes, alguns dos títulos dispõem de menos investimento, logo são produzidos com certas limitações, o que não significa que isto afete a sua qualidade.

Em Game Dev Tycoon desempenhamos o papel de um CEO de uma empresa que desenvolve videojogos, sendo o objetivo principal criar jogos com uma qualidade cada vez melhor para aumentar as vendas, aumentar os fãs e expandir a empresa. A carreira que temos de percorrer começa com a nossa personagem sozinha na garagem de sua casa a criar jogos e pode acabar com escritórios semelhantes aos das grandes empresas. Esta evolução possível é um dos factos mais interessantes neste jogo, pois começamos com jogos simples que utilizam apenas texto ou gráficos 2D básicos e com a possibilidade de criar apenas para as primeiras consolas e computadores que existiram, e vamos evoluindo até aos dias de hoje. Apesar de ter uma jogabilidade bastante simples (maioritariamente point-and-click) e grande parte das ações ser realizada através de um painel, existem inúmeras opções e tarefas que necessitam ser realizadas para atingirmos o sucesso desejado. Apesar de o objetivo principal ser o desenvolvimento dos videojogos, o jogador vai tendo outras pequenas tarefas que acabam também elas por ser essenciais. Logo ao início temos, por exemplo, a necessidade de realizar pequenos trabalhos para outras empresas com mais poder, tendo um orçamento e prazo para o trabalho. Com o avançar do jogo, temos também a necessidade de treinar e instruir não só a nós próprios mas aos nossos funcionários, para ser possível produzir conteúdos com mais qualidade que nos permitam ter assim o tão desejado lucro.

game dev tycoon_sample

Com o desenvolvimento dos jogos recebemos pontos de pesquisa, essenciais para expandir os nossos horizontes, nomeadamente para desbloquear novos géneros de jogo e pesquisar sobre novas funcionalidades (gráficos 3D, modo multiplayer, etc.), que posteriormente nos permite desenvolver um motor de jogo e expandir assim as nossas opções. Ao desenvolver um jogo, o jogador escolher: o tema (militar, desporto, sci-fi, entre outros que vão sendo desbloqueados com as pesquisas); o género (ação, aventura, etc.); a plataforma (vão sendo alteradas com o passar do tempo com novos lançamentos e saídas do mercado), e a audiência (Everyone, Young e Mature). Após estas escolhas iniciais, temos de adaptar o motor do jogo ao nosso orçamento. No fundo o segredo é desenvolver um jogo que atinja recordes e permita à nossa empresa sair da cave.

Depois do lançamento de cada jogo, somos avaliados pela imprensa que nos dão notas de 1 a 10 com comentários e podemos ainda criar hype (expectativa) no público com marketing feito durante o desenvolvimento. Apesar de em termos gráficos e sonoros Game Dev Tycoon não ser propriamente deslumbrante, as opções de jogabilidade que nos oferecem valem o seu preço. E por falar em preço, se bem se recordam, no início referi que este jogo tem vindo a dar que falar. O motivo certamente não é nenhum dos que referi até aqui, pois trata-se de um simulador perfeitamente normal. O que tem criado motivo de conversa na internet foi o facto de os seus produtores terem feito algo único. Criaram uma versão pirateada do seu próprio jogo. Colocaram o jogo com um crack alterado por eles e fizeram o upload para um site de torrent e obviamente atingiram números enormes de downloads. Parece estranho, uma empresa disponibilizar assim um jogo seu que tanto trabalho dá a desenvolver. E de facto é, pois quem faz o download acaba por provar um pouco do seu próprio veneno. A única diferença que esta versão tem da original, é que aqui o jogador sofre também ele de pirataria, o que inevitavelmente leva a sua empresa à falência. Obviamente, não preciso dizer que isto levou ao desespero de muitos jogadores que após horas e horas de jogo, viram o seu trabalho a «ir por água abaixo».

game dev tycoon_sample2

Este simples jogo Indie veio assim mais uma vez reacender a discussão da pirataria, daqueles que a fazem e dos que a sofrem. A empresa responsável por Game Dev Tycoon, a Green Heart Games mostra assim aos jogadores que adquirirem o jogo de forma ilícita, que muitas empresas acabam por não ver o seu trabalho árduo recompensado e que muitas vezes o preço que pagamos não é de todo o que um jogo custa a desenvolver, o que neste caso específico são 8 dólares. Para provar o que queriam mostrar, a Green Heart Games divulgou os dados que conseguiu com esta operação e um dia após o lançamento do jogo foram vendidas 214 cópias em oposição às 3104 pirateadas. É de facto uma diferença abismal, no entanto, e se as empresas quiserem continuar a gerar lucros, devia ser feito um esforço para adaptar os preços dos jogos ao cenário económico atual que atravessamos, não deixando que os jogos se transformem num luxo apenas (admitamos que não é toda a gente que consegue dar 50€ ou mais por um videojogo).

Que opiniões têm sobre este assunto? Ficaram interessados em experimentar Game Dev Tycoon?

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados