Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
Quinto Canal

Gira Discos – Portugal Musical: Marco Paulo e 50 anos de carreira

Na despedida de mais uma temporada do Gira Discos, que foi dedicada a um Portugal Musical, prestamos homenagem aos 50 anos de carreira de Marco Paulo.

Chama-se João Simão da Silva, mas ficou conhecido na sua carreira artística como Marco Paulo, contando neste momento com 50 anos de carreira, sendo um dos maiores nomes da música portuguesa. Da sua discografia fazem parte dezenas de lançamentos, que conquistaram igualmente dezenas de discos de ouro e platina, estimando-se que até ao momento já tinha vendido mais de cinco milhões de álbuns.

Embora a sua carreira tenha começado em 1967 com o lançamento do primeiro disco e algumas participações no Festival RTP da Canção, foi na década seguinte, em 1978, que conquistou o primeiro grande êxito. Ninguém Ninguém conseguiu na época vender mais de 100 mil exemplares em poucos dias, considerado assim um fenómeno, seguindo-se também nessa década o lançamento de outro êxito, Eu Tenho Dois Amores, ultrapassando as 200 mil cópias vendidas, e que ainda hoje é recordado com grande nostalgia.

Com outros tantas centenas de milhares de exemplares vendidos, seguiram-se no auge da sua carreira Anita, Taras e Manias, Sempre que Brilha o Sol e Joana, entre tantas outras músicas da sua autoria. O sucesso de Marco Paulo não tinha precedentes naquela época, tendo o seu sucesso passado da música para a televisão, onde na RTP1 apresentou o programa Eu Tenho Dois Amores, que devido à grande audiência registada passou dos 13 programas iniciais previstos para a realização de quase 70 programas.

           Leia também: Gira Discos – Portugal Musical: Especial Santos Populares

Contudo, nem sempre a carreira de Marco Paulo registou sucesso pleno. Em 1996 o cantor viu-se obrigado a fazer uma paragem na música devido a um grande problema de saúde, tendo sido operado a um tumor, do qual se seguiram várias semanas de tratamento, regressando à música meses mais tarde. Depois de vários discos de compilações, o artista regressou aos discos de originais já no novo milénio, onde se seguiram outros tantos milhares vendidos.

Depois de ter comemorado os 50 anos de carreira de forma especial em 2016 com concertos únicos, Marco Paulo continua a esgotar salas em todo o país, algo frequente na sua carreira, preparando-se agora para se estrear no MEO Arena, a maior sala do país, em dezembro deste ano.

Entre outros prémios conquistados, um dos mais importantes foi entregue na comemoração dos 50 anos, o aclamado Globo de Ouro pela sua vasta carreira e contribuição para a música nacional.

.

 

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.