Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
Quinto Canal

Gira Discos – Portugal Musical: Uma geração marcada pelos D’Zrt

Na semana em que se completam 12 anos desde a criação dos D’Zrt, o nosso Gira Discos recorda toda uma geração que vibrava ao som da banda.

Se nos anos 90 através do surgimento de diversas boysband em todo o mundo tivemos por Portugal os Excesso ou os D’Arrasar, nos anos 2000 a febre continuou e os D’Zrt foram o início de uma nova geração, e tudo graças à televisão. Aproveitando o auge do seu sucesso, os Morangos Com Açúcar iam na sua terceira temporada quando decidiram arriscar em 2005 e trouxeram da ficção para a vida real esta nova banda que era formada por Cifrão, Angélico Vieira, Edmundo Vieira e Paulo Vintém.

O nome surgiu com base nas iniciais do nome de cada uma das personagens da série (David, Zé, Ruca e Topê), e toda uma geração que acompanhava a série na televisão passou a acompanhar a banda para todo o lado. O single de estreia, Para Mim Tanto Me Faz, foi uma das músicas mais tocadas nas rádios em 2005 e o disco de estreia dos D’Zrt, intitulado com o mesmo nome, passou mais de 30 semanas no Top 10 de discos mais vendidos em Portugal.

Dessas trinta semanas, cerca de 22 foram marcadas pela liderança, dando origem à conquista de mais de 6 discos de platinas, tendo sido o disco o mais vendido de 2005. Graças ao primeiro álbum surgiu ainda o primeiro CD/DVD ao vivo, gravado no Coliseu de Lisboa, que também passou mais de um mês na frente da tabela de discos mais vendidos no nosso país.

         Leia também: Gira Discos – Portugal Musical: Ainda se lembra dos Rio Grande?

Sem parar o grupo rapidamente meteu mãos ao trabalho e um ano depois apresentavam o disco Original, cujo single de estreia foi música de abertura da temporada de verão dos Morangos Com Açúcar nesse ano. Em menos de dois e com mais de 250 espetáculos realizados um pouco por todo o país, e porque tudo o que começa tem um fim, rapidamente em 2007 os D’Zrt decidiram anunciar a separação do grupo, dando um enorme concerto de despedida do Pavilhão Atlântico, que foi igualmente gravado e editado em CD e DVD, vendando tantos outros milhares de exemplares. Estima-se que ao pouco mais de dois anos juntos tenham conseguido vender a totalidade de mais de 500 mil discos, entre os CD’s editados e DVD’s.

Quando nada o fazia prever, e já com outro tipo de maturidade após terem lançado alguns projetos a solo, o grupo anunciou em 2009 que estaria de volta com um projeto especial, tendo sido mesmo intiulado de D’Zrt Project, que resultou na sua apresentação em direto e exclusivo na TVI com um evento em Lisboa, onde foi apresentado o novo disco que também viria a ser um enorme sucesso de vendas, provando a força que os D’Zrt ainda tinha junto dos seus fãs, tendo sido toda uma geração juvenil que entre 2003 e 2012 marcada pelas suas músicas.

Embora a era dos D’Zrt Project já estivesse em fase de conclusão, em 2011 um grave acidente de viação vitimou um dos elementos do grupo, Angélico Vieira, tendo ditado por isso o fim definitivo aos D’Zrt.

 

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.