Gira Discos Rubricas

Gira Discos – Passado Além Fronteiras: A excentricidade dos O-Zone

Ao serem uma banda One Hit Wonder, que é como quem diz uma banda de um único hit, os O-Zone são o nosso destaque esta semana em mais um Gira Discos.

2004. É a este ano que se resume a carreira dos O-Zone, a famosa banda que criou o hit Dragostea din tei. Contudo, desengane-se que o grupo só surgiu nesse ano, pois os concertos e as primeiras gravações já se arrastavam desde 1999.

o-zone_at_cerbul_de_aur_in_2005

Formado na Roménia, a boys band que tinha como elementos Dan Balan, Radu Sirbu e Arsenie Toderas atingiu o seu auge no verão de 2004, e pouco há mais a dizer, visto que após esse sucesso mais ninguém ouviu falar da banda, sendo considerada por isso uma banda de One Hit Wonder, responsável por um único hit. O single Dragostea din tei foi inexplicavelmente um sucesso em todo o mundo, ocupando o número 1 em diversas tabelas musicas de centenas de países.

Curiosamente a música foi gravada em vários idiomas, e em França o top 20 chegou mesmo a contar com a presença de cinco dessas versões. No outro lado do Atlântico a música só fez sucesso no ano seguinte, em 2005, quando na criação do Youtube um dos vídeos virais desse ano foi um vídeo intitulado de Rapaz Numa Numa, que posteriormente se descobriu pertencer ao hit dos O-Zone, o que ajudou a alavancar a música nas tabelas americanas.

[youtube id=”s9YbICd43Mc” width=”620″ height=”360″]

A canção foi lançada em 2002 através do disco Number 1, mas reeditada em 2004 num outro disco chamado DiscO-Zone. Posteriormente o grupo ainda lançou um outro single, Despre tine, mas que não atingiu o mesmo sucesso que o anterior hit, embora a música no país de origem da banda tenho sido lançado primeiramente em 2003.

Vários foram os rumores lançados sobre o futuro dos O-Zone, muitos deles em torno da morte do grupo num acidente de viação, mas a verdade é que em pleno sucesso em 2005 os elementos decidiram-se separar alegando motivos pessoais, para posteriormente darem lugar a carreiras a solo

A partir dessa data os O-Zone não realizaram mais numa aparição pública.

[youtube id=”ScO7CZZNR48″ width=”620″ height=”360″]

 

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: