Gira Discos – Os sons do passado: Doce

A primeria girls band e uma das mais bem sucedidas a nível nacional é hoje o destaque do nosso Gira Discos.

As Doce, com origem nos idos anos 70, mais precisamente no ano de 1979, formaram-se após a extinção de um outro grupo musical também já aqui recordado, os Gemini. Tendo em conta o sucesso dos ABBA, o grupo era constituído pelas ex-Gemini Fá e Teresa Miguel e pela ex-Cocktail Lena Coelho, faltando ao grupo uma presença loura, convidaram a integrar o novo projecto Laura Diogo, Miss Fotogenia no concurso Miss Portugal do ano de 1978.

Com o grupo constituído, bastou a primeira música para chegarem rapidamente ao sucesso. Foi em Janeiro de 1980 que o single Amanhã de Manhã foi editado e que obteve um sucesso estrondoso. Com este, veio o Festival RTP da Canção, ao qual concorreram com o tema Doce e que conseguiu figurar no 2º lugar da tabela.

Decididas a mostrarem novamente o que valiam, tentaram novamente o Festival RTP da Canção em Março de 1981. Apesar de levarem uma música invulgar, Ali-Bábá – Um Homem das Arábias, conseguiram apenas o quarto lugar. No entanto, o álbum OK KO do ano anterior, um enorme sucesso, levou a que um novo fosse preparado e editado nesse ano. Assim, surgiu em outubro É Demais. Continuaram a sua ascenção meteórica enfrentando as dificuldades e conseguiram vencer em 1982 o Festival RTP da Canção com o tema Bem Bom, com o qual ganharam o 13º lugar na final da Eurovisão.

doce

Com as suas músicas editadas em Espanha, Estados Unidos e Canadá, resolveram gravar temas em inglês, de onde surgiu o sucesso For The Love Of Conchita. Em 1986, depois de passarem novamente pelo Festival RTP da Canção, de um novo álbum e de algumas mudanças na formação inicial do grupo, este dissolveu-se.

As músicas continuaram a ser ouvidas até aos dias de hoje, no entanto o país nunca se esqueceu das Doce e fez várias tentativas de as trazer de volta, o que nunca se verificou.

Após tamanho sucesso, as Doce já tiveram as suas músicas editadas novamente em Cd’s comemorativos e foi feita uma nova formação da banda, as Docemania, composta por raparigas de tenra idade e que interpretavam os temas da banda original.

Anselmo Oliveira

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *