Quinta-feira, 25 de Maio de 2017
Quinto Canal

Fora do Quinto #1: O fanatismo televisivo compensa?

Chega hoje ao Quinto Canal uma nova rubrica, dedicado exclusivamente à sua opinião, mas não só! O Fora do Quinto terá como objetivo dar asas à sua imaginação e dar-lhe espaço para comentar um assunto do momento, um tema da atualidade… o que quiser.

Seja através do anonimato ou em nome próprio, o Fora do Quinto todas as sextas estará aqui para dar a conhecer a opinião dos nossos leitores, mas também a dos nossos colaboradores, com imparcialidade e sem medo, de forma direta e sem rodeios. Está descontente com alguma situação? Quer sugerir alguma ideia? Dedicar um texto a alguém? Este espaço a partir de agora é exclusivamente seu, e está ao seu alcance através de um único clique.

Para estrear este espaço, o nosso colaborador André Kanas dá o “pontapé de saída”. Está no ar o Fora do Quinto!

Todos os dias (ou quase todos os dias) apresentamos aos nossos leitores as nossas Audiências do Dia. Apesar de os dados serem lançados diariamente pela Gfk/CAEM, eles são gentilmente cedidos e apresentados publicamente igualmente pelo Fórum Zapping-TV. E quem nunca visitou um fórum televisivo, não sabe o mundo paralelo que está a perder. Discussões, guerras e insultos para todos os gostos não faltam, por incrível que pareça. Posso estar a ser exagerado, mas quem os visita (e não me refiro apenas ao Fórum Zapping-TV) sabe perfeitamente daquilo que estou a falar.

O fanatismo televisivo chega a um ponto de afugentar quem simplesmente os visita para consultar os dados audimétricos. Ora se vence um programa da SIC, os insultos vêm por parte dos fanáticos da TVI, ora se vence um programa da TVI, os fanáticos da SIC atacam sem dó nem piedade. Cada vez mais se torna complicado comentar nesses fóruns sem estarmos sujeitos a sermos abordados de forma menos própria, e por incrível que pareça sempre por gente que tem medo de dar a cara, e que adora se esconder atrás de um avatar.

E a(s) pergunta(s) que eu coloco é(são) bem simples: onde nos leva o fanatismo televisivo? Será que vale a pena maltratarmos-nos por simples números?

Quem se deve preocupar com esses números não são os canais em si? Não são eles que recebem de todas as formas e mais algumas, seja através de publicidade ou não, o dinheiro que os mantém no ar? De que nos adianta sermos mal-educados especialmente com um assunto que nos devia divertir, e que nos devia motivar a ter ideias construtivas, e aprender a analisar de forma correta e sem rivalidades as audiências?

Um conselho: deixem as rivalidades para os canais de televisão, e vivam a vida. A vida são só dois dias, e não a desperdicem com assuntos fúteis, que nos devem acima de tudo entreter e não a termos chatice, pois o mais provável que aconteça é levarem com um bloqueio em cima por parte dos administradores e moderadores dos fóruns, e nem a criação de conta duplas vos safa, pode ser?

Participe também no Fora do Quinto!
Envie-nos o seu texto para o e-mail [email protected] e veja o seu texto publicado no nosso site, com os devidos créditos.

Até para a semana.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.