Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
Quinto Canal

Fora do Quinto #6: Vale a pena aderir ao Netflix? Sim, sem dúvida!

O Quinto Canal tem uma nova rubrica, dedicado exclusivamente à sua opinião, mas não só! O Fora do Quinto terá como objetivo dar asas à sua imaginação e dar-lhe espaço para comentar um assunto do momento, um tema da atualidade… o que quiser.

Seja através do anonimato ou em nome próprio, o Fora do Quinto estará aqui todas as sextas para dar a conhecer a opinião dos nossos leitores, mas também a dos nossos colaboradores, com imparcialidade e sem medo, de forma direta e sem rodeios. Envie as suas sugestões para [email protected] Hoje damos voz à opinião do nosso colaborador André Kanas.

Quase 1 mês após a sua chegada a Portugal, as críticas ao Netflix ainda são muitas, com os utilizadores a queixarem-se principalmente sobre o (pouco) conteúdo disponível nesta plataforma online para visualização de séries e filmes. Confesso que inicialmente também resisti a este novo serviço em certa parte devido às criticas que foram aparecendo nas redes sociais e não só, mas especialmente pelo facto de não ter tempo para ver séries e daí não se justificar ter de pagar por um serviço que iria usar pontualmente. Ter uma internet bastante lenta foi outro dos fatores em consideração o que, para ver em stream, já todos nós sabemos quais os potenciais riscos.

Mas, mesmo assim, e aliciado pelo primeiro mês gratuito, decidi ir em frente, e criei a minha conta no Netflix. E o primeiro impacto não podia ter sido melhor. A interface do site é simplesmente fantástica, intuitiva, e simples. É possível criar perfis de acordo com os nossos gostos em séries e filmes, o que se traduz em que as principais sugestões dadas pelo Netflix surjam com base nos nossos gostos. Dou mesmo o exemplo do perfil Kids, que já está criado por defeito, e que ao ser ativado apenas temos acesso exclusivo a séries e filmes infantis e com uma interface totalmente diferente.

Claro que o pior veio depois. As três primeiras séries que eu pesquisei para ver nenhuma delas fazia parte do Netflix, e a desilusão tomou conta de mim. Contudo, e após começar a vaguear pelas escolhas disponíveis, rapidamente a alegria voltou ao ter a possibilidade de ver séries que ainda hoje acompanho mas que nunca tive oportunidade de ver desde o início. E aqui também é preciso termos consciência sobre o conteúdo disponível e não disponível: se existem séries originais de determinados canais e que só esses canais têm o seu direito de transmissão, e ainda em exibição em televisão, é perfeitamente normal que as mesmas não possam estar disponíveis neste serviço online. É preciso compreensão neste campo e que não está a ser tida em conta pela maioria dos utilizadores.

Desilusão à parte, chegou a hora de colocar realmente o Netflix à prova, e foi aprovado com uma excelente nota. Mesmo com uma internet lenta consegui ver 3 episódios seguidos de uma série sem falhas, legendas na perfeição e, tal como já disse e nunca é demais recordar, com uma interface totalmente intuitiva. As séries estão dividas por temporadas e posteriormente por episódios. Cada episódio tem uma sinopse e ao terminar um episódio automaticamente começa a ser transmitido o episódio seguinte sem pausas ou interrupções. O melhor de tudo é podermos ver e navegar pelos vários episódios dessa temporada ao mesmo tempo que um episódio é transmitido através de um mini menu situado no fundo da página, sem a necessidade de termos de colocar em pausa ou em segundo plano a transmissão.

Em quatro dias seguido a utilizar o serviço não tive até ao momento nenhuma razão de queixa. E acreditem que não ganho nada  em estar a falar bem deste serviço. Tudo bem que o conteúdo disponível poderia ser melhor, mas não é isso que vai inviabilizar o Netflix, além de que o próprio Netflix tem excelentes séries de qualidade, nomeadas diversas vezes para vários prémios, estando mesmo constantemente a apresentar conteúdos originais aos seus clientes.

Por isso se me perguntarem se vale a pena aderir ao Netflix, eu digo que sim, sem dúvida!

Participe também no Fora do Quinto!

Envie-nos o seu texto para o e-mail [email protected] e veja o seu texto publicado no nosso site, com os devidos créditos.

Até para a semana.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.