Foi Notícia Rubricas

Foi Notícia: “Conheço o ‘estripador de Lisboa’ e ele é da minha família”

Sim, este foi um dos segredos que concorreu à segunda temporada da Casa dos Segredos. Aliás, foi através dele que o conhecido «estripador de Lisboa» foi denunciado. Depois de ter assassinado três prostitutas em Lisboa e outra em Aveiro e de uma longa investigação da Polícia Judiciária que chegou a durar vários anos, José Guedes foi descoberto graças… ao reality show da TVI!

O seu filho, Joel Guedes, decidiu participar na versão portuguesa de Secret Story com o segredo que se encontra no título deste Foi Notícia, «Conheço o ‘estripador de Lisboa’ e ele é da minha família». A má relação que o jovem tinha com o seu pai levou-o a  concorrer à Casa dos Segredos não só para o denunciar às autoridades, como igualmente para se tornar famoso.

«Encontrámos uma entrada de candidatura com o nome avançado pela imprensa [Pedro Joel Guedes], mas na altura foi desconsiderada», confessou Lurdes Guerreiro, responsável pela Endemol, à edição número 204 da Notícias TV. A verdade é que foi precisamente este acontecimento que colocou meio mundo a falar sobre o «estripador de Lisboa», tanto que, na altura, a imprensa explorou-o ao máximo.

Mas afinal, como é que se sabe se aqueles que concorrem ao concurso da estação de Queluz de Baixo dizem a verdade? Ao que parece, a produção da Casa dos Segredos faz-se passar por uma equipa de reportagem do Você na TV!, que entrevista os mais diversos familiares e amigos para confirmar os segredos escondidos pelos participantes. Por exemplo, Teresa Araújo, abandonada pelos seus pais aos seis anos de idade, confessou que a sua progenitora chegou mesmo a encontrar-se com os profissionais responsáveis pelo reality show da TVI. «Ligaram para a minha mãe e disseram que era do Você na TV! para uma reportagem sobre pessoas que tinham sido abandonadas e assim confirmaram qual era o meu segredo. [Mais tarde] foram falar com ela, perguntaram se tinha mesmo acontecido, se vivia com ela… e a história batia certa, claro. E ainda falaram com amigos meus», disse à publicação do Diário de Notícias e Jornal da Notícias.

Todos os concorrentes da Casa dos Segredos são praticamente «passados a pente fino», tal como se costuma dizer, à excepção daqueles que escondem segredos mais difíceis de comprovar. «O segredo do Ricardo (prevejo a morte) não podemos verificar, temos mesmo de acreditar, tal como o segredo do Hugo Felgueiras (tive experiências paranormais), mas todos os outros são verificados», acrescentou Lurdes Guerreiro.

O certo é que foi graças a esta análise da Endemol que José Guedes foi denunciado à polícia, colocando-se um ponto final a crimes que ocorreram há mais de vinte anos. Quem diria que um reality show conseguiria tal proeza?

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: