Foi Notícia Rubricas

Foi Notícia: A ausência dos «Gato Fedorento» não se prende por razões financeiras

Tesourinhos Deprimentes, lembra-se deste fenómeno televisivo que passou na RTP1? Diz que é uma Espécie de Magazine marcou milhares e milhares de portugueses e, como tal, muitos são os que têm saudades do apogeu do reconhecido quarteto humorista. José Diogo Quintela (que há poucos meses iniciou um negócio na zona da Grande Lisboa – A Padaria Portuguesa), Miguel Góis, Ricardo Araújo Pereira e Tiago Dores deram que falar com a Série Fonseca na SIC Radical dando, a partir dela, um pulo para o primeiro canal. Graças a Nuno Santos os Gato Fedorento passaram a ter uma voz omnipresente na vida dos portugueses e, também por ele, conseguiram ter protagonismo na SIC.

Ainda se recorda do terceiro programa de Esmiúça os Sufrágios no qual Paulo Portas foi entrevistado? Durante meia hora o formato da estação de Carnaxide foi visto por mais de dois milhões de telespetadores, alcançando 20,4% de audiência média e 47% de share.

Pelo quadro que podemos ver de seguida, é possível concluir que esta série dos Gato Fedorento registou números bastante positivos para a SIC tendo sido, na altura, o programa mais visto do canal. Esmiúça os Sufrágios esteve melhor do que Zé Carlos, não só em audiências como igualmente nas gargalhadas memoráveis que provocou nos telespetadores. Comprove as mesmas no seguinte quadro da Marktest.

Depois de tanto sucesso, o quarteto humorístico decidiu afastar-se da televisão. O seu regresso às generalistas sempre foi aguardado, mas nunca chegou a acontecer. Em 2011, a Notícias TV fazia uma peça sobre os Gato Fedorento, na qual avançava que as generalistas estavam aptas para os contratarem. «Voltar em 2012 não é um cenário provável. Temos convites dos canais generalistas, interesse que prezamos. Não só da SIC, todos os canais nos abordaram no fim do contrato (2009) e, volta e meia, renovam o convite. Mas neste momento, estamos a pensar no que havemos de fazer. Estamos numa fase em que não sabemos bem o se pode seguir para nós, enquanto Gato Fedorento», explicava Ricardo Araújo Pereira à publicação do Diário de Notícias e Jornal de Notícias.

Na altura, falava-se da hipótese de uma segunda série de Esmiúça os Sufrágios, algo que veio a não acontecer. «Houve a hipótese de repetirmos o Esmiúça os Sufrágios na SIC, nas últimas eleições, mas achámos que não o devíamos fazer para não sermos repetitivos. Há dinheiro para nos contratar. O problema não é esse», acrescentava o atual animador das manhãs da Comercial.

[divide]

Passado um ano, ou melhor, três, José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo Araújo Pereira e Tiago Dores destacam-se noutra áreas. Para além de novos negócios, talent shows e rádio, a publicidade continua a fazer parte das suas vidas.

Quando é que os vamos poder voltar a ver numa estação generalista? Já temos saudades!

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: