Em Foco (3 a 16 de junho)

Depois de na semana passada o Em Foco não ter sido lançado, neste domingo a análise aos ecrãs nacionais estende-se aos últimos quinze dias. Entre os destaques estão a estreia de Vídeo Pop, a abertura das inscrições da terceira temporada da Casa dos Segredos, a polémica entre Luciana Abreu, Tozé Brito, Luís Jardim e Yannick Djaló ou ainda a nova série que está a ser realizada por Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e Tiago Guedes Carvalho para a RTP.

Curioso? Começa agora… o Em Foco!

[divide style=”2″]

Começamos com a polémica que está a preencher as páginas da imprensa dos últimos dias. Luciana Abreu venceu a segunda temporada de A Tua Cara Não Me É Estranha no último domingo, no entanto o seu nome passou igualmente a estar associado ao divórcio, ao fracasso do programa infantil Lucy e ainda ao facto de Luís Jardim a querer tornar numa estrela internacional.

Em relação à separação da antiga cara da SIC, ao que parece ela não estava de acordo com a proximidade entre o seu marido, Yannick Djaló, e o filho do seu primeiro casamento. Por outro lado, como este não tinha permissão do Sport Lisboa e Benfica para marcar presença nas galas de A Tua Cara Não Me É Estranha, levou a que Luciana Abreu não ficasse satisfeita com as ausências do jogador de futebol. Assim, as últimas novidades deste casamento dizem-nos que Yannick Djaló já não fala com a cantora há cerca de duas semanas, tendo mesmo viajado para o estrangeiro para não ser incomodado com mais rumores e polémicas sobre o tão badalado divórcio.

Como se não chegasse, Tozé Brito confessou à TV 7 Dias desta semana que Luciana Abreu manteve um comportamento de estrela aquando da estreia de Lucy. Ora, tal situação levou a que o programa se tornasse um fracaso, pois a apresentadora não só queria dar alguma conotação sexual ao formato, como igualmente tentava alterar as letras de todas canções que eram editadas. Aqui ficam algumas declarações do músico e compositor à referida publicação:

O programa não teve sucesso e acabou rapidamente por causa dela. Foi ela que o afundou por não aceitar as condições da SIC. Ela queria impor a vontade dela, com tiques de vedeta. A maior prejudicada no falhanço foi a Luciana e, se calhar, ainda hoje está a pagar a fatura! Ela devia ter pensado que tinha de começar a fazer a Lucy que eles queriam e que iria crescer. Poderia chegar ao que ela queria, se tivesse tido inteligência e calma. Podia ter sido uma rampa de lançamento brutal para ela. O corte foi mau, mais para ela do que para SIC, que rapidamente lançou outro programa.

Apesar de todas estas contrariedades, a verdade é que Luís Jardim continua a desejar levar Luciana Abreu para o estrangeiro, por considerar que a vencedora de A Tua Cara Não Me É Estranha tem um talento equiparável ao de Whitney Houston, por exemplo. Será que com os conselhos que Tozé Brito lhe deixou, o madeirense vai manter o mesmo sonho e a opinião sobre a cantora? Veremos.

Mal se iniciaram os castings para a terceira temporada da Casa dos Segredos, os portugueses começaram a dar largas à imaginação, ou melhor, às palavras. Em cerca de três dias, mais de quinze mil pessoas tentaram a sua sorte para entrar na casa mais vigiada do país, e o número continua a aumentar. Apesar disso, e uma vez que ainda não foi contatada pela Endemol, Teresa Guilherme advertiu que o facto de as inscrições já estarem abertas não significa que esta terceira série do reality-show vá mesmo para o ar.

À Notícias TV a apresentadora confessou o seguinte: «Os castings são um bom indício, mas não quer dizer que haja Casa dos Segredos em setembro, como tem sido avançado pela imprensa. Acho que no estado em que o país está, e pelo menos enquanto a promo não passar na televisão, a realização de castings não quer dizer que o programa regresse já em setembro. Podem estar a querer ver se ainda tem adesão por parte do público.»

Afinal, em que ficamos?

Vídeo Pop vai ser o novo programa dos finais de tarde da TVI. Com a estreia agendada para amanhã às 18h14, Leonor Poeiras e Nuno Eiró dão a cara por este formato que pretende combater o sucesso das novelas da SIC no horário que antecede os noticiários das generalistas, e impulsionar as audiências de Morangos com Açúcar. Depois de a estação de Carnaxide ter tantas vezes apostado nos chamados «enlatados», chega agora a vez do canal da Media Capital seguir o mesmo caminho, tal como em situações anteriores (relembre o caso de New Wave, que levou ao surgimento da série Morangos com Açúcar).

Será que esta fórmula vai resultar?

[divide style=”2″]

Na SIC, não esquecer as declarações de Vanessa Oliveira à TV Mais, sobre a atitude de Nuno Graciano em relação ao seu trabalho no Companhia da Manhãs. Afinal, quando estes formaram a dupla que substituiu Francisco Menezes e Rita Ferro Rodrigues, o atual apresentador de Não Há Crise achava que a jovem não conseguia conduzir o talk-show matinal. «Ele tinha medo de que eu fosse muito “pequenina” e chegava-se sempre à frente. Tive de chegar ao pé dele e dizer que já tinha 28 anos», explicou a ex-namorada de Rui Porto Nunes.

Agora estão novamente juntos na condução de Não Há Crise e o ambiente entre os dois não poderia ser melhor!

[divide style=”2″]

Na RTP, para além do desejo de Luís Filipe Borges em conduzir um concurso de cultura geral, à renovação do contrato de Catarina Furtado ou ao especial que Nuno Santos apresentou no fim de semana de 9 e 10 de junho, outros temas marcaram a atualidade das estrelas da estação pública. Por exemplo, José Carlos Malato admitiu à Notícias TV que consulta diariamente as audiências, pois considera que esse é o resultado real de um teste que é respondido pelo comando da televisão de cada português. Além disso, o apresentador de Decisão Final mostrou-se um pouco preocupado com o futuro, e com aquilo que vai fazer nos próximos anos. Visivelmente mais magro, não tem dúvidas de que o estado do país não é o melhor e, por isso, é fulcral olhar para os próximos tempos com alguma cautela.

A condução do Telejornal por Cristina Esteves está a deixar os críticos dos ecrãs nacionais bastante satisfeitos. A verdade é que, desde a saída de José Alberto Carvalho e Judite Sousa da RTP, era preciso algum sangue novo à informação do canal do Estado. Agora, e passado mais de um ano, parece que ele chegou. Cristina Esteves é, atualmente, a unica mulher a conduzir o noticiário da estação pública, demonstrando ter a atitude certa para esse lugar.

Por fim, de salientar apenas a nova série que está a ser escrita para a RTP. Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e Tiago Guedes Carvalho agarraram a oportunidade e esperam não defraudar as expetativas dos telespetadores, ainda por mais depois do impacto de Último a Sair. Esta nova série de ficção diferencia-se do «reality-show» do canal 1, explorando «lados menos convencionais de humor». Os portugueses vão aguardar por este projeto que deverá estrear por volta de outubro deste ano, tal como garantiu Hugo Andrade.

Até para a semana!

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *