Audiência Média Audiências Rubricas

Audiência Média (49): A luta do domingo à tarde continua

Audiência Média

Depois de uma ausência inesperada a sua Audiência Média está de regresso para lhe dar mais informações sobre as audiências no panorama audiovisual em Portugal. As novidades são muitas. A chegada do Verão parece ter encorajado as privadas a apostar em novos formatos. Portugal em Festa, da SIC, é o mais recente exemplo que estreou para fazer frente a Somos Portugal. Mas, afinal, porquê mais do mesmo?

[divider]

Numa tentativa de rentabilizar o horário e lutar por melhores resultados, a SIC decidiu lançar Portugal em Festa para as tardes de domingo fazendo frente a Somos Portugal, o formato da TVI que está no ar há quase 2 anos. O calor trouxe uma vontade extra às televisões privadas de apostar em novos programas e nem a crise que se faz sentir no setor parece demover as respetivas direções. Segundo notícias já avançadas pelo Quinto Canal, a estação de Carnaxide prepara um novo formato para suceder a Splash! e está já a pensar no novo programa para a rentrée televisiva que acontece em setembro. A TVI não se fica atrás: um novo programa de Verão que irá colocar Nuno Eiró na apresentação e ainda um novo formato entregue a Cristina Ferreira para as noites de domingo estão já na calha. Muitas novidades que prometem abalar a televisão portuguesa no decorrer nos meses mais quentes do ano.

Vale tudo para conseguir melhores resultados na tabela audiométrica e arrancar, mesmo que poucos, telespetadores à concorrência. Mas impõe-se a questão: porquê mais do mesmo?

A resposta é muito simples: a SIC pretende ir pelo seguro e garantir que, com um formato muito parecido, o público se indentifique e não haja uma quebra no conteúdo. Os formatos são muito semelhantes, apresentam música popular e dão a conhecer os diversos cantos do país aos portugueses. Ainda assim, chamou para a apresentação dois nomes que já há algum tempo não davam o ar da sua graça na SIC generalista: Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras. Aplaudo a escolha, mas sinto que faltou originalidade a uma estaçao que já mostrou não ter medo de arriscar. Assumo-me um tanto desiludido, no entanto,  na hora da escolha não pensava duas vezes e sentar-me-ia em frente à televisão a assistir ao Portugal em Festa. Popular, sem cair no exagero e com uma apresentação mais fluente e natural. Muito familiar. Parabéns aos anfitriões!

Apesar disso, o programa não se conseguiu impôr na tabela. É caso para dizer que se mantiveram longe geograficamente no primeiro direto e também nos resultados. Em números, Somos Portugal ficou na sétima posição dos mais vistos do dia com 8,4% de rating e 25,4% de share contra os 5,3% de rating e 16,1% de share de Portugal em Festa que se ficou na décima terceira posição. De realçar, no entanto, que a iniciativa do quarto canal registou uma descida no número de telespetadores.

Quem dará mais festa a Portugal?

[divider]

Até para a semana!

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: