Audiência Média (35): Especiais de Natal dominam semana

Audiencia media cópia

Seja bem-vindo à trigésima quinta edição da sua Audiência Média. A semana ficou indiscutivelmente marcada pelos especiais de natal dos três canais generalistas portugueses. As suas audiências são completamente distintas e mostram, em alguns casos, a não recetividade do público português. O programa das tardes da TVI – A Tarde é Sua – alcançou ontem o eu melhor resultado de sempre, refletindo o poder da máquina da verdade que leva a uma subida instantânea todas as sextas-feiras à tarde.

Acompanhe-nos, agora, numa análise detalhada sobre as audiências dos programas referidos!

[divide style=”2″]

Gala das Estrelas Missão SorrisoA semana que hoje termina ficou marcada pela exibição de três especiais de natal. Cada estação generalista preparou a sua emissão para marcar a época e foram milhões os portugueses que acompanharam todas as programações especiais. Na quarta-feira, dia 12, a TVI foi a primeira a festejar os 10 anos da Missão Sorriso com uma emissão que durou todo o dia e culminou com a Gala das Estrelas, onde muitos nomes conhecidos da estação brindaram o público com prestações surpreendentes. O Natal dos Hospitais regressou aos ecrãs do canal público na quinta-feira na parte da manhã e do decorrer de toda a tarde. Com apresentação de João Baião e Cataria Furtado, de manhã, e José Carlos Malato e Sónia Araújo, de tarde, o especial fez as delicias de dezenas de doentes que estão internados nas duas unidades hospitalares que receberam a iniciativa. Por fim, na sexta-feira, dia 14, foi a vez da SIC organizar uma grande emissão nos estúdios de Carnaxide que ocupou todo o dia e culminou com a entrega de vários prémios a um telespetador, entre eles, um automóvel.

A tradição das emissões especiais de Natal fizeram-se sentir este ano e o público parece ter aderido em força, ou não. O especial Missão Sorriso, da TVI, foi o que alcançou maior audiência – na passada quarta-feira fez, na primeira parte, 4,6% de rating e 35,8% de share e, na segunda parte, subiu para os 8,1% de rating e 33,1% de share ficando à frente da concorrência em ambos os horários. O Natal dos Hospitais ficou-se no segundo lugar desta disputa de audiências, tendo alcançado, na quinta-feira, 3,4% de rating e 28,2% de share na primeira parte e na segunda fez 8% de audiência média e 31,9% de share. Resultados que superaram, todo o dia, os programas da SIC, mas não foram suficientes para ultrapassar o forte horário do quarto canal. Sexta-feira foi a vez da SIC apresentar o seu Querido Natal, no entanto, sem surpresas. Esta aposta acabou por não surpreender e ficou mesmo atrás dos dois restantes canais. Na parte da manhã fez 3% de rating e 19,3% de share, que subiu para os 6% de rating e 20,3% na parte da tarde.

Júlia Pinheiro Conceição lino

A forte promoção, bem como a gala prometida há muito pela TVI contribuiu para a vitória da sua emissão nesta semana. As caras bem conhecidas na apresentação contribuíram também para a conquista da primeira posição. Quanto à RTP1 a tradição e a qualidade garantida fez com os portugueses parassem para assistir ao espetáculo único em todo o ano. No entanto, os esforços feitos por Júlia Pinheiro parecem ter sido em vão, mesmo registando uma subida relativamente aos dias anteriores, não foi suficiente para bater uma concorrência cada vez mais consistente naquele horário.

Nem sempre uma mudança de hábitos cai bem ao grande público que, assim, opta por preferir jogar pela programação que já conhece. Nem mesmo os grandes prémios foram capazes de cativar os portugueses. As emissões especiais parecem não estar a favorecer o terceiro canal. Há vitória na ficção, mas no daytime há ainda um grande percurso para fazer.

[divide]

A Tarde é Sua

Num dia em que a SIC apresentou o seu especial, o programa das tardes da TVI alcançava o seu pico de audiências. Nunca antes, em quase dois anos de emissões, Fátima Lopes tinha conseguido um valor tão alto de telespetadores como ontem, 14 de dezembro de 2012. No geral, A Tarde é Sua conseguiu 6,2% de rating e 23,2% de share, o que equivale a 586 mil espetadores.

Recorde-se que no final do ano passado, e nos primeiros meses de 2012, o formato passou por uma quebra injustificada de audiências que levou o concorrente Boa Tarde a aproximar-se, mas sem nunca ter vencido de forma duradoura. Agora, com a máquina da verdade às sextas-feiras, o programa vê a sua audiência aumentar substancialmente e ontem chegou mesmo a um novo recorde. À mesma hora Portugal no Coração, agora apenas apresentado por João Baião, ficava-se pelos 4,1% de rating e 16,8% de share.

[divide]

Audiência de Ouro

9,5% de rating e 20,7% de share – Telejornal (RTP) 13 de dezembro de 2012

[divide style=”2″]

Até para a semana!

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *