Audiência Média Audiências Rubricas

Audiência Média (34): «Gosto Disto», um fenómeno apagado

Está pronta a trigésima quarta edição da sua Audiência Média. Com o final do ano a chegar, é hora de fazer o balanço do que de melhor e por aconteceu na televisão portuguesa. Apesar disso, o foco central da rubrica de hoje será o programa da SIC Gosto Disto! que tem vindo a perder audiência e a deixar de se conseguir afirmar perante a concorrência. O que terá afinal cativado o público? Os resultados audiométricos falam por si e são esses que vamos, a partir de agora, decifrar.

Junte-se a nós em mais uma viagem pelas audiências da semana!

[divide style=”2″]

O formato chegou à televisão portuguesa já no final do mês de dezembro do 2011 e, quase um ano depois, Gosto Disto! passou a um programa das noites de sábado que se tem vindo a apagar a cada semana que passa. A primeira edição foi a que mereceu maior recetividade por parte do grande público. Este que elevou a dupla César Mourão e Andreia Rodrigues ao patamar de uma das maiores surpresas televisivas do ano. Recorde-se que a namorada de Daniel Oliveira alcançou os 100 mil fãs na rede social Facebook ainda no decorrer deste ano, muito devido a este projeto que a projetou ainda mais no mundo da fama e no reconhecimento quanto ao seu trabalho. Mas porque tanta adesão a um programa que, mesmo antes de estrear, estava sujeito ao fracasso?

A altura que atravessamos é propícia a depressões e a estados de espírito negativos e, para contrariar essa tendência, Gosto Disto! chegou como um produto novo, desconhecido, que fazia rir e animava famílias por todo o país, tendo em conta a sua abrangência. Qualquer pessoa, desde bebés até aos mais velhos, se sentava no sofá e passava o serão do horário nobre a não pensar nos problemas que hoje afligem qualquer um. No entanto, e com o passar do tempo, o formato foi perdendo visibilidade e hoje as audiências são ligeiramente mais baixas do que há seis meses atrás. Ora vejamos: em julho passado eram, em média, um milhão e cem mil os portugueses que acompanhavam diariamente o programa, hoje em dia a média está marcada nos 900 mil telespetadores. Uma quebra de cerca de 200 mil pessoas que pode ser explicada pela transmissão agora só aos sábados, bem como, com a concorrência e a visibilidade que outros formatos da SIC ganharam junto da audiência geral.

No passado sábado, dia 8, Gosto Disto! conseguiu 9,5% de rating e 23% de share, o que corresponde  pouco mais de 900 mil telespetadores. Já em julho, no dia 7, alcançava mais de 11,9% de audiência média e 30,3% de quota média de mercado. Os sketches de humor protagonizados por César Mourão são também um grande cartão de visita, mas a Casa dos Segredos, aos sábados à noite, não dá qualquer hipótese ao formato de se impor.

[divide]

Audiência de Ouro 

19,7% de rating e 39,3% de share – Champions League – Paris SG X FC Porto (4 de dezembro)

[divide style=”2″]

 

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: