Audiência Média Audiências Rubricas

Audiência Média (24): «Telejornal» salva audiências da RTP

Seja bem-vindo à vigésima quarta edição da Audiência Média. À medida que o tempo passa mais novidades vão surgindo na tabela audiométrica, com estreia de última hora, ou mudança de horários com o intuito de vencer. A estratégia encontrada pelos canais de televisão portugueses, neste caso, os generalistas, nem sempre corre bem. Em análise nesta semana estão as audiências do Telejornal que, apesar de ver o seu tempo reduzido, continua a ser o programa mais visto da estação pública e, por vezes, a sua salvação. O novo programa de Hernâni Carvalho, na SIC, está a dar que falar com os resultados a subirem comparativamente à sua estreia. Os problemas sociais são, neste formato, abordados e esmiuçados ao pormenor, algo que agrada os portugueses em tempos de crise.

Acompanhe-nos agora nesta análise com a sua Audiência Média!

[divide style=”2″]

Foi, em tempos, o bloco informativo mais visto e agora dificilmente chega ao milhão de telespetadores diários. Muito se tem falado ao longo do último ano sobre o assunto e já quase tudo foi dito, mesmo tendo ficado muita coisa para dizer. Confuso? A verdade é que a perda de telespetadores foi estrondosa para um noticiário da estação pública que era, na maioria das vezes, líder de audiências. Muitas críticas foram lançadas e a polémica foi tanta que obrigou a entidades competentes a realizarem diversas vistorias à empresa em causa.

Na semana que hoje termina, e que está a ser analisada, o Telejornal manteve resultados muito lineares com a melhor audiência a ser registada no dia 26 de setembro com 9,3% de rating e 20,3% de share e o resultado mais baixo foi registado no passado dia 23 de setembro com 6,9% de audiência média e 14,7% de share. A concorrência mostra-se firme com números bem redondos que colocam de parte da informação da estação pública, apesar da sua credibilidade.

Recorde-se que surgiram notícias, nos últimos dias, que dão conta da redução significativa no tempo de antena do Telejornal que passa agora para apenas 45 minutos. Este corte vai requerer uma normal revisão acrescida e seleção das notícias principais. Como opção surgiu o programa 360º apresentado por João Adelino Faria e vai para o ar logo após o término do bloco noticioso para complementar o formato. Uma estratégia que, na minha opinião, pode dar resultado!

[divide]

O país atravessa um momento muito complicado a diversos níveis e Hernâni Carvalho, um homem bastante admirado pelos portugueses colocou à prova o seu vasto conhecimento na área dos problemas sociais e estreou, na SIC, o seu programa. Nas Ruas dá a conhecer realidades urbanas contadas na primeira pessoa. Um formato marcante que parece estar a apaixonar o público português.

Na sua estreia entrou diretamente no Top 5 com 9,1% de rating e 20,9% de share, no entanto, a sua segunda emissão contou com um aumento de audiência que o fez ao quarto lugar dos mais vistos daquele dia. Com uma audiência média de 10,1% e um share que ultrapassou os 24,2%, a estação de Carnaxide pode ficar satisfeita, uma vez que, o público fiel ao apresentador e comentador não o deixa ficar mal. Na minha opinião, deixa muito a desejar.

[divide]

Audiência de Ouro 

13% de rating e 31,6% de share – Avenida Brasil: Estreia – 24 de setembro de 2012

[divide style=”2″]

Até para a semana!

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados