Apesar da sua curta duração, a série que apresentamos hoje no nosso Arquivo foi suficiente para marcar uma geração. Recorda-se de Revenge?

.


  • Temporadas: 4 (2011 a 2015)
  • Episódios: 89
  • Transmissões em Portugal: FOX Life
  • Melhor Audiência: Temporada 1 – 7,8 milhões de telespetadores (USA)
  • Pior Audiência: Temporada 4 – 4,6 milhões de telespetadores (USA)

.

.


 

(Artigo originalmente publicado a 11 de setembro de 2012)

Será possível desculpar alguém pelos atos cometidos no passado, atos tão graves que mudaram para sempre a vida de pessoas inocentes? Em Revenge, nada passa impune. Criada por Mike Kelley em 2011, e distribuída no canal ABC, esta série trouxe de volta ao pequeno ecrã a questão das camadas ricas da sociedade americana e quais os seus segredos mais profundos.

A história centra-se em Emily Thorne (Emily VanCamp) que vai passar o verão nos Hamptons e disfrutar o melhor que a vida lhe tem para oferecer. Contudo, isto não passa de uma fachada para o verdadeiro propósito da visita de Emily. O seu nome é na verdade Amanda Clarke e ela está nada mais nada menos que a regressar a casa para vingar a traição que o seu pai sofreu no passado levando a que ele fosse preso quando Emily era ainda uma criança, separando-os para sempre. No centro da sua vingança está Victoria Grayson (Madeleine Stowe), conhecida como Sua Magestade nos Hamptons, por concentrar nela todas as qualidades que uma senhora da alta sociedade deve ter. Não obstante, a lista é grande e passo a passo, Emily consegue criar vários cenários que acabam por destruir as vidas daqueles que traíram o seu pai.

Não existe nada na série que seja moralmente bom para se falar. O nome retrata a série no seu todo pois Emily vive apenas consumida com o desejo de se vingar e não considera os meios para atingir os seus fins. Todos os passos são meticulosamente calculados para que tudo corra segundo o plano e conseguimos percecionar claramente a alegria que sente pelo caos criado. Porém, fica sempre inerente a sua fragilidade quando baixa a guarda e apercebemo-nos então da falta de amor e carinho que a própria tem.

No geral, a série está bem concebida. Vamos conhecendo a história através de flashbacks sempre muito bem colocados e bem explicativos, que nos vão dar também pistas para que possamos descobrir a pouco e pouco o que realmente aconteceu. A par disso, existem bastantes vozes off que nos dão a conhecer os pensamentos e receios de Emily, dando-nos uma perspetiva de todo o ódio que esta personagem tem acumulado. Por outro lado, retrata muitos clichés das sociedades ricas e ficamos fascinados por todo o poder que o dinheiro tem. Por último, os atores têm prestações bastante boas com destaque para Emily VanCamp que finalmente deixou de ser a boa da fita, tendo aqui talvez um dos papéis mais desafiantes da sua carreira.

Revenge mostra que a vingança se serve melhor num prato frio e que ninguém fica impune dos maus atos cometidos no passado. A não perder, Terças-Feiras às 21:25h na Fox Life.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados