After Hours Rubricas

After Hours – Especial: A arte do Vjing (Parte I)

After Hours by Quinto Canal

Desconhecida ainda para muita gente, a verdade é que a arte do vjing tem ganho cada vez mais adeptos. Se não sabe do que estamos a falar, acompanhe esta edição especial do After Hours dividida em duas partes, que conta ainda com uma entrevista exclusiva ao VJ Draft.

 

A arte do Vjing pela mão do VJ Draft: VJ oficial do KURA | Foto: MEOSW |

 

Vjing pode ser descrita como uma performance visual que é desenvolvida no formato de vídeo, projetando loops, animações em live e tempo real.

 

De forma resumida é assim que o VJ Draft descreve a sua profissão, em torno do chamado vjing. Mas se mesmo assim não sabe ou acha que nunca ouviu falar desta arte, sem dúvida que este artigo especial do After Hours vai despertar a sua atenção.

Por certo que já assistiu uma festa de DJ’s, ou até mesmo a alguns concertos que se fazem acompanhar de um grande ecrã led ao fundo do palco e onde são transmitidas constantes imagens em movimentos, que vão ganhando forma e vida ao longo de cada batida da canção. É nesse jogo de imagens visuais juntamente com o som que consiste a arte do vjing. E desengane-se quem pensa que basta colocar duas ou três imagens num computador e depois é só reproduzir no ecrã gigante.

O vjing é muito mais do que isso. Ser VJ envolve dias, semanas e até meses de preparação de muitas imagens e efeitos, para que sejam todos reproduzidos num único espetáculo, alguns deles de apenas poucos minutos. Seguindo o pensamento do VJ Draft, nosso convidado para este artigo especial, o vjing é fulcral não só para o enriquecimento dos eventos mas até mesmo dos próprios artistas.

O trabalho do VJ é tão ou mais importante do que o trabalho do DJ, ambos são capazes de transmitir as mesmas emoções de forma distinta, o valor dos visuais é para muitos o cartão-de-visita.

 

[vimeo id=”172285586″ width=”620″ height=”360″]

Quantos de nós já não assistimos a variados concertos e não ficamos maravilhados com as imagens que vão passando em pano de fundo ao mesmo tempo que a música vai entoando nos nossos ouvidos? Tudo isso só é possível graças ao vjing.

Na segunda parte deste artigo especial não perca a nossa entrevista exclusiva ao VJ Draft, que será publicada este sábado aqui, no Quinto Canal!

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados