2012: A Televisão em Revista Rubricas

«A Tua Cara Não Me É Estranha» é o programa do ano [com vídeo]

2012 a televisão em revista

O ano de 2012 já lá vai mas, verdade seja dita, as diferenças verificadas para o início de 2013 não foram assim tantas. A ficção brasileira está a dar nas vistas, a TVI continua a não conseguir vencer nas tardes depois do término de Morangos com Açúcar, as manhãs da RTP não mais foram as mesmas desde a saída de Jorge Gabriel e Sónia Araújo da Praça da Alegria. Mais? A Tua Cara Não Me É Estranha regressou aos ecrãs da estação de Queluz de Baixo mas, desta vez, com uma concorrência de peso: Vale Tudo.

a tua cara não me é estranha

Luciana Abreu voltou a ser chamada na SIC precisamente para dar a cara pelo concurso conduzido por João Manzarra e Louco Amor tem estado taco a taco com Avenida Brasil. 2012 e 2013 podem muito bem ter demasiadas semelhanças entre si o que não é, de todo, positivo.

A falta de investimento já se faz sentir nas estações generalistas e é o apelo à chamada de valor acrescentado que se tem feito ouvir aos fins de semana à tarde. Prémios demasiado elevados que surpreendem o telespetador mas que se tornam pequenos para a quantidade de participações que são feitas.

Aqui Portugal, Somos Portugal, Não Há Bela sem João e O Formigueiro confundem-se por reciclarem géneros de programas mais do que fabricados e testados na televisão portuguesa. O Cabo continua a ganhar força e as generalistas vão-se perdendo. Valha-nos a informação que, a cada dia que passa, parece mais competitiva. As reportagens ganharam um novo fôlego, assim como os fait-divers (infelizmente).

2012 não foi um ano positivo para os ecrãs nacionais. Foi sim um ano de mudanças, de acontecimentos, de entradas e saídas, de desfechos pouco esperados.

Assim sendo, resta-nos revelar o momento que mais marcou os leitores do 5º Canal, entre os doze que foram eleitos pela redação do site. Está preparado? Foram contabilizados 641 votos desde meados de dezembro do ano passados e os resultados foram os seguintes:

gráfico

Artigos Relacionados