Termómetro Televisivo #2: A primavera da RTP1

QC 2

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

As temperaturas variaram bastante ao longo desta semana. O sol não esteve com meias medidas e espalhou um pouco de brilho por todos os canais, mas nenhum o soube aproveitar da melhor maneira. Quente, só mesmo as lareiras que nesta altura do ano começam a ganhar vida, porque em relação à nossa querida grelha televisiva  já vimos melhores dias.

Hora de ir buscar a manta e a caneca do chá, porque o Termómetro Televisivo vai mexer com as temperaturas.

Quente

Sem dúvida que o único programa a merecer destaque com as boas temperaturas é o Preço Certo, da RTP1. Já lá vão mais de 10 anos de formato, e se no verão o programa refresca as pessoas, no inverno aquece tudo e todos. O Preço Certo começou a semana da melhor maneira e atingiu uns calorosos 11,4% de rating e 26% de share, equivalente a mais de 1 milhão de pessoas. O pico do programa foi de 13,5% de rating e 28,9% de share ao longo da sua emissão. Está mais que provado que o público adora este aposta da RTP o Gordo, como Fernando Mendes é carinhosamente tratado. É verdade que já cansa ver programas e programas repetidos, mas o Inspetor Max também é repetido, e ninguém se queixa, não é verdade? As temperaturas para este formato continuarão sem dúvida ótimas, pelo menos enquanto o Inverno lá fora continuar.

Morno

Depois de várias semanas a aguentar com o diário da noite do Secret Story 4 a ser transmitido no fim das novelas, a TVI não resistiu às constantes derrotas ao domingo contra o Factor X e decidiu apostar num mini-diário pós Jornal das 8. A estratégia era mais que esperada, e resultou na perfeição. Desde que estreou na passada sexta feira,  que não arreda pé do primeiro lugar dos programas mais vistos, valendo altas temperaturas à TVI. Mas se o diário à noite funciona na perfeição, o mesmo não acontece com o diário da tarde. Apresentado por Alexandra Lencastre, é o mais inconstante de todos os diários do programa.

Se há dias em que consegue chegar à vice-liderança, mas por muito pouco, na maioria das vezes não descola do 3º lugar no seu horário. Nem as trapalhadas e os sentimentos de Alexandra conseguem prender o telespectador ao ecrã e, por isso mesmo, as temperaturas ao final da tarde na TVI bem podiam ser melhores. Resta aguardar para ver se as futuras polémicas da Casa são o suficiente para aquecer o interesse do público, que cada vez mais parece ter as suas preferências de final de tarde definidas.

Frio

Quem tudo quer, tudo perde! A SIC já devia saber isso, mas parece não estar importada. E se apontássemos os programas da estação que mereciam ser rotulados com este provérbio popular, dava para escrever um livro. As temperaturas para os lados de Carnaxide arrefeceram, e muito, especialmente no horário nobre. Sinceramente acredito que o canal tem forças para continuar a ter um bom horário, e Sol de Inverno está a cumprir a sua função. Mas se Amor à Vida tem conseguido escapar pelos pingos da chuva, a novela A Guerreira é um caso perdido e sem volta a dar.

Uma história secante que não tem meio de prender o público, e para seca já chega a que levamos com o nosso Governo. Depois de ter elevado a fasquia com Avenida Brasil, que raramente descia dos 12% de rating neste horário, a SIC errou brutalmente na sua nova escolha. A Guerreira tem vindo a descer nas audiências, e no seu pior dia atingiu apenas 5,8 de rating e 22,5% de share, fazendo praticamente metade do que a rival TVI fazia no mesmo horário, com a exibição de Secret Story 4. Não se avizinham bons tempos para a SIC, e sem dúvida que o canal tem neste horário um enorme cubo de gelo, prestes a partir, arrastando consigo ao fundo o restante horário nobre.

Previsão semanal

Em fim de semana de Halloween na SIC,  com entrevista a José Sócrates incluída na programação especial, os morcegos e os espíritos  prometem ficar, e não deixarão a estação em paz ao longo da sua semana, estando prevista uma terça feira negra como a noite lá fora. Prevê-se uma melhoria do tempo apenas para quinta feira, com jogo da Liga Europa, acompanhado de mais um bom episódio da série A Prova.

Enquanto atormentam a SIC, os morcegos não terão tempo para incomodar a TVI, que tirando o percalço da noite de domingo, prevê uma noite de terça feira bem quente e brilhante, com jogo do Benfica e noite de nomeações no Secret Story 4.

Mas se ambos os canais privados disputam por um verão duradouro, a RTP1 bem se contenta com uma boa primavera. Com tempo ameno, prevê um aumento de temperatura para segunda feira, com a estreia da segunda temporada de Bem-Vindos a Beirais, seguindo-se um bom debate no Prós e Contras.

Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *