Sábado, 23 de Setembro de 2017
Quinto Canal

Os melhores momentos do «Rock in Rio Lisboa 2016»

Rock in Rio Lisboa

Terminou neste domingo mais uma edição do Rock in Rio Lisboa e chegou a altura de fazer o balanço dos cinco dias. Apesar de terem existido algumas controvérsias, o que fica deste festival é essencialmente uma imagem positiva.

O Parque da Bela Vista recebeu nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 mais uma edição do festival Rock in Rio Lisboa, um evento que junta música com todo um leque de atividades e novas experiências. Bruce Springsteen e Xutos e Pontapés encabeçaram o cartaz do dia 19 (pode ler a notícia completa aqui), enquanto que no dia 20 o destaque foi para Fergie, Mika e Queen + Adam Lambert (pode ler o resumo aqui). As cerca de 141 mil pessoas que estiveram presentes no recinto vibraram ao som das suas músicas favoritas e marcaram os artistas que por lá passaram, que contagiados com a energia do público, deram espetáculos memoráveis.  No Palco Vodafone, os grandes destaques foram Black Lips e Boogarins, que com o seu rock muito característico, animaram as duas primeiras tardes. Os fãs de música eletrónica foram prendados com dois palcos – Eletrónica e Somersby Pool Parties – e o leque de convidados foi bastante variado.

Nos primeiros dias do evento, cerca de 14 mil pessoas andaram na Roda Gigante e cerca de 1100 experimentaram o Slide, facto que comprova que nem só de música se faz este festival. Aliás, o facto de as portas abrirem às 16h promove todo um leque de atividades à tarde que torna a experiência do Rock in Rio ainda mais divertida. A título de curiosidade, nestes dias foram vendidos 50 mil litros de cerveja, 30 mil litros de água, 20 mil litros de Pepsi e foram ainda consumidas 4 mil bifanas, 250 kg de letão, 5 mil pacotes de batatas fritas, 80 kg de salmão, 200 kg de atum e 100kg de fruta. A famosa Fábrica de Sofás da Vodafone este ano aumentou a sua produção em mais de 60% comparando dados de 2014, produzindo mais de 40 mil sofás para os fãs do festival.

A segunda parte do festival foi porém marcada por algumas controvérsias. Korn, uma das bandas mais aguardadas do dia 27, acabou por apenas tocar cerca de 20 minutos após algumas falhas técnicas terem impossibilitado a continuidade da atuação. A verdade é que foi o seu próprio equipamento que estava danificado, anunciado posteriormente em comunicado pela organização, mas isso não impediu que milhares de fãs indignados se queixassem no próprio recinto e nas redes sociais. Contudo tudo até então tinha corrido bem no Palco Mundo, onde Rival Sons aqueceu o público com um rock mais pesado. Depois de Korn, coube a Hollywood Vampires fechar a noite neste palco e a resposta dos fãs não se fez tardar. Apesar da chuva ter espreitado durante todo o dia, os fãs saltaram e cantaram durante todo o concerto. Neste dia cerca de 54 mil pessoas marcaram presença no recinto.

A chuva acabou mesmo por aparecer no dia 28 mas nem isso parou a festa. Os fãs foram prevenidos e não deixaram que a experiência se tornasse menos divertida. Os D.A.M.A.  aqueceram um público maioritariamente jovem e a dançaram à chuva, contagiados pelos fãs que entoaram as letras das suas músicas. Entretanto, Mighty Sands, Capitão Fausto (leia a entrevista exclusiva aqui) e Real Estate atuaram no Palco Vodafone, sempre muito participativos com o público presente. Mas a verdadeira festa foi com Ivete Sangalo, que com os seus belos 50 anos completados no dia anterior, animou pequenos e graúdos com a sua energia contagiante. Escusado será dizer que a música Sorte Grande (Poeira) continua a ser uma das prediletas dos fãs, tendo a mesma encerrado o seu concerto de forma eufórica. Os Maroon 5 vieram logo a seguir ao habitual fogo-de-artifício e para tristeza de muitos fãs, Adam não estava nas melhores condições físicas. Contudo, o concerto foi animado e ao longo do recinto ouviram-se os cerca de 85 mil visitantes, que cantaram de forma entusiasta todas as músicas.

Após o problema com os Korn, a organização volta a estar envolta em nova polémica (mesmo sem culpa), desta vez com o cancelamento do concerto de Ariana Grande, revelado pela própria na madrugada de domingo. A artista teve problemas de saúde de última hora e cancelou assim a sua atuação no festival. Em cima da hora o Rock in Rio decidiu então apostar num segundo concerto de Ivete Sangalo, que correspondeu de longe às expectativas de todos os presentes, ou não fosse a sua segunda atuação igualmente bem recebida pelas 47 mil pessoas. Foi também neste dia que o Palco Vodafone recebeu o seu maior público com Isaura (podem ler a nossa entrevista exclusiva clicando aqui), B Fachada e Hinds a fazerem a festa.

Festa essa que encerrou em grande com Avicii. O DJ Sueco fez a sua última atuação em Portugal no Rock in Rio Lisboa e foi por isso o concerto mais vibrante de todo o festival, com o público a saltar, vibrar e a cantar os seus maiores êxitos e não só do início ao fim. Além do tradicional fogo-de-artifício antes da sua atuação, a mesma também terminou envolta num verdadeiro espetáculo pirotécnico e que não deixou ninguém indiferente. Sem dúvida a melhor forma de encerrar a edição 2016 do evento.

A organização não quis esperar pelo fim do festival para anunciar que vai realizar a sua oitava edição em Lisboa em 2018, cumprindo assim a tradição de dois anos entre cada uma. Contudo, devido aos contratempos que existiram este ano, a fasquia está bastante elevada. Não obstante, a expectativa é alta para que mais nomes de relevo possam atuar no nosso país, onde Bruno Mars já é um dos nomes apontados. No que depender do Quinto Canal, esperamos marcar presença nessa futura edição e mostrar aos nossos seguidores uma vez mais como se vive o Rock in Rio.

Rock in Rio - Lisboa 2016: Cidade do Rock no Parque da Belavista em Lisboa. Foto: AgencioZero.net

Rock in Rio – Lisboa 2016: Cidade do Rock no Parque da Belavista em Lisboa. Foto: AgencioZero.net

A equipa do Quinto Canal prometeu e cumpriu ao mostrar os principais momentos ao longo dos cinco dias do festival. No terreno estiveram o André Kanas, Inês Calhias e Sílvia Farinha, que entre fotos e vídeos, procuraram dar sempre um parecer objetivo sobre o evento e mostrar aos nossos seguidores o que é a verdadeira experiência do Rock in Rio.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Quinto Canal - #FazADiferença 4 Anos a Fazer a Diferença no mundo da Televisão / Séries / Cinema / Música / Jogos & Tecnologia http;//facebook.com/quintocanal