Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
Quinto Canal

Especial Quinto Canal – Revista do Ano 2017: Música

Já em contagem decrescente para a chegada de 2018, hoje a nossa Revista do Ano faz uma análise aos principais destaques musicais ao longo de 2017.

Estamos na última semana do ano e por isso mesmo o Quinto Canal traz até si a já tradicional Revista do Ano, com os acontecimentos mais marcantes de 2017. Deixamos desde já a informação que a nossa iniciativa tem como base recordar os principais destaques publicados no nosso site ao longo do ano, e que mereceram uma maior atenção por parte dos nossos leitores. Depois de abordarmos o mundo das Séries e do Cinema, hoje é a vez da Música.

Definitivamente que 2017 ficará marcado por grandes lançamentos discográficos, e acima de tudo pelo regresso de grandes artistas ao mundo da música. Olhando pelas preferências dos nossos leitores, desde janeiro que os novos álbuns de Jamiroquai, Lorde, Katy Perry ou U2 fora os que maior atenção despertaram entre os artigos publicados, sem esquecer também novos discos nacionais, por parte dos The GiftKika, Os Aurora, Paulo de Carvalho, ou até Diogo Piçarra, este último um dos mais pesquisados no site do Quinto Canal ao longo de todo o ano.

.

.

E ao falarmos em artistas nacionais e em Portugal, sem dúvida que na nossa retrospetiva de 2017 guardamos boas memórias no que toca ao mundo da música com selo de qualidade nacional. Além de contarmos com a realização de novos festivais de música, como foi o caso do North Music Festival e The BPM Festival, que despertaram a atenção dos nossos leitores, também o sucesso de António Zambujo com dezenas de concertos esgotados em várias salas míticas do nosso país foi outros dos assuntos em destaque entre o público que nos acompanha. 2017 foi também o ano em que fizemos história na Eurovisão, com a vitória de Salvador Sobral e a sua música Amar Pelos Dois, e que veio assim abrir portas para que a maior competição de música do mundo seja assim realizada em Portugal no próximo ano.

Recebemos concertos dos mais importantes artistas mundiais, tais como Depeche Mode, Guns N’ Roses, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Aerosmith e Scorpions. A lista de concertos foi interminável, e para 2018 podemos já anotar na agenda os regressos muito aguardados dos Metallica, Iron Maiden, Queens Of The Stone Age, Ozzy Osbourne, Muse, Bruno Mars e The Killers, entre tantos outros. O melhor mesmo é começar a poupar se não quiser perder nenhum destes espetáculos únicos.

.

.

Infelizmente nem tudo correu bem, e o mundo da música também ficou manchado com alguns momentos menos bom. Os fãs choraram a morte Chuck Berry, Chris Cornell, Chester Bennington, Johnny Hallyday e mais recentemente do português Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, mas ninguém esquecerá o legado que deixaram entre nós. Por cá o nosso país foi assolado durante o verão com alguns dos maiores incêndios florestais de que há memória, e que levou à morte de dezenas de populares.

A nossa onda solidária fez-se notar, e em junho os três principais canais generalistas juntaram-se para a transmissão de um concerto solidário único de apoio a Pedrógão Grande, com a participação de diversos artistas. Em outubro o concerto solidário foi dedicado às vítimas dos incêndios no distrito de Coimbra, com a transmissão em direto na RTP. 2017 também foi o ano em que os fãs dos Deolinda foram surpreendidos com a pausa por tempo indeterminado que o grupo irá fazer, a par do lançamento do primeiro disco a solo da vocalista Ana Bacalhau.

.

.

Apesar de tudo, e recorrendo ao velho ditado popular, a verdade é que a vida continua, e por isso mesmo o Quinto Canal não parou, e teve uma vez mais a oportunidade de levar até aos nossos leitores diversos conteúdos exclusivos: além das entrevistas aos artistas Kika, O Martim, ou mais recente Marco Rodrigues, continuámos a apostar forte nas nossas coberturas de diversos concertos, tanto de artistas internacionais e nacionais, tais como James ArthurBruno Mars, Ivete Sangalo, Seu Jorge, Diogo Piçarra, Amor Electro, David Carreira e The Gift, além da cobertura de eventos como a Queima das Fitas de Coimbra, Expofacic, Festival da Comida Continente, Gala das 7 Maravilhas: Aldeias de PortugalForum Summer Sound by MTV, ou os festivais EDP Beach Party e RFM Somnii.

Sempre a pensar nos conteúdos mais exclusivos para os nossos leitores, deixamos desde já a promessa de que a Música continuará  ser um dos principais destaques do Quinto Canal para o Novo Ano que se avizinha, com muitas novidades a caminho.

.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.