ShortcutzWeek apresentou trabalhos de alunos do secundário

Terminou na passada sexta-feira o ShortcutzWeek, um projeto levado a cabo pela equipa Shortcutz Faro, na qual participaram alunos do Ensino Secundário de Loulé e Faro. O evento do dia 12 serviu para premiar as curtas-metragens em competição e realçar a importância que estas iniciativas têm na comunidade jovem.

O Shortcutz é um movimento internacional que apoia e divulgas as curta-metragens locais e nacionais, no qual todas as semanas ou mensal manente são apresentados alguns trabalhos. Esses evento ocorrem em várias cidades do país e no estrangeiro e a rede é cada vez maior. O ShortcutzWeek foi uma iniciativa levada a cabo pela equipa Shortcutz de Faro na qual participaram 50 equipas, que apresentaram 35 curtas-metragens. O interessante desta iniciativa é que a mesma foi proposta a alunos do Ensino Secundário de Loulé e Faro, que durante uma semana tiveram que escrever, realizar e produzir uma curta-metragem.

©Shortcutz Faro
Em baixo encontra-se a lista dos participantes no ShortcutzWeek, fornecida pela equipa Shortcutz de Faro:

4 amélias – 2 Destinos, 2 Realidades
Os Sem Nome – A Mar
Circullum- A Casa do Campo
Romeu Nunca Amou Julieta – Cheira-me a espírito jovem
InFrames- Colégio
Traceurs- É arte
Os Lumiére- Este país não é para jovens
Ignium- Hernane
Deadlines- Horas Extra
Iberis- Identidade
Gi40- Sa! a frente
Ultraviolence- A tua casa é melhor que a minha
F.R.I.E.N.D.S- Psicose
78lose – O mundo está a mudar e tu não aceitas a verdade
The Killers- A Falsa Nerd
SAMMY’S- Parallels
Clipe – NovaEla
The 5 peoplez d- Nunca divulguem a vossa viva pessoal a estranhos
LADIL- Um diário de Morte
FARABOOM- “Amigos”
POTATO SALAD- 6577 dias
PINK DOT- Cereal Killer
DEVIL’S RAP – Ghetto Life
CLIP – Lobecas
INTO THE WILD – Sem Nome
Trauma da banana – Stage Death
NO TIME- Vida de Aluno
Deez Nuts Productions – Creep
Crazy Teens – Vlog Coven


Leia também: Teresa Guilherme revela o seu novo projeto

Os seus trabalhos foram posteriormente apresentados a um júri, no qual constaram nomes como Anna Eremin, Justin Amorim, João de Brito, Graça Lobo, Bernardo Lopes, André Canário, Ana Narciso e Pedro Ornelas, entre outros. Antes de serem divulgados os vencedores, foram igualmente premiadas as escolas que mais alunos conseguiram inscrever nesta iniciativa. A Escola Secundária de Loulé e a Escola Secundária Tomás Cabreira de Faro ganharam cada uma um computador iMac, para que no futuro os alunos possam ter melhores ferramentas para editarem os seus projetos.

Em baixo encontra-se a lista dos premiados:

Vencedora do Prémio de Melhor Fotografia: Colégio, do grupo Inframes
Vencedora do Prémio de Melhor Som: Psicose, do grupo F.R.I.E.N.D.S
Vencedor do Prémio de Melhor Ator: Gabriel Antunes, na curta A Mar, do grupo Os Sem Nome
Vencedora do Prémio de Melhor Atriz: Salomé Rita, na curta Este País Não É Para Novos, do grupo Os Lumiére
Vencedora do Prémio de Melhor Argumento: Este País Não É Para Novos, do grupo Os Lumiére
Vencedora do Prémio de Melhor Curta-Metragem: Identidade, do grupo Iberis

O ShortcutzWeek serviu também para homenagear José Louro e Vítor Reia-Baptista, naquele que foi um dos momentos mais emocionantes da noite. Isa Mestre, uma das juradas e antiga aluna de Vítor, leu um texto escrito por si e as suas palavras comoveram. Além da apresentação das curtas-metragens vencedoras, houve também tempo para duas atuações musicais, levadas a cabo por Danny D’Castro e Broke Boyz. A par da promoção dos trabalhos dos alunos algarvios, o ShortcutzWeek serviu também para promover artistas musicais locais, pois um dos fatores de avaliação das curtas era se as mesmas continham músicas de artistas mencionados na lista dada pela organização.

©Shortcutz Faro

A equipa Shortcutz de Faro realçou que nada disto teria sido possível “sem o apoio de diversas empresas (entre as quais constam a FNAC, RatRig, ETIC_Algarve, Niobo, Epopeia Records), de entidades como o Loulé Film Office, Algarve Film Comission e Cineclube de Faro, das escolas, do Instituto Português da Juventude e Desporto e dos Municípios de Loulé e Faro”. O projeto foi muito bem recebido e ficou a vontade de se realizarem iniciativas semelhantes no futuro.

Inês Calhias

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *