Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
Quinto Canal

Especial Quinto Canal – Revista do Ano 2016: Videojogos e Tecnologia

Na última semana de 2016 o Quinto Canal traz até si mais uma Revista do Ano onde iremos recordar os melhores momentos das nossas áreas em destaque.

.

Num ano onde o Quinto Canal começou a apostar cada vez mais na Tecnologia, o primeiro especial da Revista do Ano 2016 é dedicada não só a esta área, como também aos Videojogos que, mesmo sendo de forma indireta, acabam por estar ligados. Entre assuntos que marcaram fortemente pela positiva, mas também pela negativa, a nossa viagem pelos principais momentos de 2016 começa agora!

Entre dezenas de videojogos lançados em 2016, é difícil fazer uma lista com os melhores dos melhores, embora pelos vários fóruns e sites especializados na área se acabe sempre por concordar na sua maiora com os top três que apresentamos neste especial, e lançados especificamente em três alturas diferentes do ano:

  • Far Cry Primal, da Ubisoft, chegou ao mercado em fevereiro de 2016 com grandes expectativas, todas elas cumpridas. Com um cenário premitivo onde os seres humanos se interligam com animais, foi lançado tanto para Ps4, Xbox One e PC.
  • Uncharted 4: A Thiefs End, que foi lançado em maio pela Sony, prima não só pela sua jogabilidade, mas infelizmente por ser o último da saga Uncharted. Como seria de esperar não desiludiu e foi considerado um dos melhores videojogos do ano, lançado apenas para Ps4.
  • Battelfield 1 chegou em outubro e, apesar do nome, segue a linha de mais de dez lançamentos já feitos da saga criada pela EA Digital, marcando pela diferença de se basear em cenários antigos de guerra do que propriamente em cenários inspirados no futuro, estando disponível para PS4, Xbox One e PC.

Mas não só de jogos para as principais consolas ficou marcado o ano de 2016. Foi no decorrer do verão que o mundo ficou rendido ao Pokémon Go para smartphones, com centenas de milhões de utilizadores a jogarem em todo o mundo, com a Nintendo também a ter um bom ano com o lançamento de dois novos jogos da mesma franquia para as consolas 3DS e não só. A empresa teve ainda tempo de relançar a NES e de anunciar a Switch, que promete dar muito que falar em 2017.

Como será o próximo ano na área dos Videojogos? Cá estaremos para vos contar sempre os principais detalhes.

Com foco agora na área da Tecnologia, não podíamos fazer a Revista do Ano 2016 sem mencionar a realização da Web Summit em Portugal em novembro, sendo considerado o maior evento de tecnologia realizado na Europa e não só, tendo contado com mais de 50 mil participantes vindos de todo o mundo.

2016 também marcou em Portugal o encerramento da famosa cloud portuguesa Abelhas.pt, no decorrer do mês de março, e ainda uma nova era dos smartphones, com todos os equipamentos a serem oficialmente vendidos já desbloqueados, com a MEO a ser responsável por dar o primeiro passo em junho, sendo também a primeira operadora a apostar na tecnologia 4K.

           Leia também: MEO aposta em telemóveis desbloqueados de origem

E foi no mercado dos smartphones que houve grandes agitações e que merecem o principal destaque da nossa Revista do Ano 2016. Apple e Samsung continuam a sua guerra entre a liderança do mercado e, infelizmente, nem tudo correu da melhor forma para ambas as empresas. Ninguém esquecerá o verdadeiro fiasco que foi a venda do Samsung Galay Note 7 que, mesmo sendo considerado a nível mundial o melhor smartphone do ano, tendo tudo para ser um estrondoso sucesso, começou a ter graves problemas com as baterias dos equipamentos que explodiam, levando a que fossem suspensas de forma oficial todas as vendas do mesmo após apenas alguns dias de venda.

           Leia também: Samsung suspende definitivamente vendas do Galaxy Note 7

Se com essa má notícia por parte da Samsung a Apple tinha tudo para aproveitar e fazer ainda mais sucesso, embora o tenha conseguido também nem tudo correu como previsto com o lançamento do iPhone 7 que, tendo ficado aquém das expectativas com as características do equipamento, trouxe vários problemas com o seu sistema operativo, além da controversa inserção do sistema Lightning, que passou a fazer com que a tradicional entrada de headphones do iPhone desaparecesse para que os mesmos passem a ser usados sem fios.

          Leia também: iPhone 7 já foi apresentado com data de lançamento em Portugal

Deixando os smartphones de lado, outro grande tema de destaque na Tecnologia em 2016 foi sem dúvida a realidade virtual, especialmente com a venda dos Óculos VR, que dominaram sem dúvida o mercado tecnológico com diversas marcas a fazerem chegar até aos utilizadores diversos formatos e feitios deste conhecido gadget.

Estando constantemente em desenvolvimento, sem dúvida que 2017 será recheado de grandes novidades na área da Tecnologia.

ESTA TERÇA-FEIRA NÃO PERCA:
Especial Quinto Canal – Revista do Ano 2016: Cinema

 

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Quinto Canal – #FazADiferença
4 Anos a Fazer a Diferença no mundo da Televisão / Séries / Cinema / Música / Jogos & Tecnologia
http;//facebook.com/quintocanal