Cinema Geral

Especial Quinto Canal – Revista do Ano 2016: Cinema

Na última semana de 2016 o Quinto Canal traz até si mais uma Revista do Ano onde iremos recordar os melhores momentos das nossas áreas em destaque.

Se o ano não começou da melhor forma com o anúncio da morte de Alan Rickman, o mítico Professor Snape de Harry Potter, sem dúvida que na sua despedida ninguém se esquecerá igualmente de Carrie Fisher, atriz que dava vida à Princesa Leia em Star Wars, que faleceu esta semana.
O mundo da sétima arte perdeu grandes estrelas em 2016, mas não só de coisas más ficou marcado, ou não tivesse Leonardo DiCaprio recebido finalmente o primeiro Óscar da sua carreira este ano, ou ainda a estreia de Rogue One já no mês dezembro e que voltou a destacar em grande o mundo Star Wars registando bons números na box-office. Mas antes da despedida, recordamos então alguns dos filmes mais marcantes dos últimos 12 meses e que se fizeram reflectir de forma expressiva entre o público.

[youtube id=”HCQXBvnfXMM” width=”620″ height=”360″]

Sem dúvida que o público definitivamente gosta de um bom filme de animação, e a prova disso é que o filme mais visto do ano a nível mundial foi… Finding Dory! A sequela do famoso Finding Nemo de 2003 não desiludiu e conquistou até ao momento mais de 1 bilião de dólares, correspondente a mais de 2 milhões de bilhetes vendidos em todo o mundo, e em cerca de seis meses de exibição, visto que só estreou em junho.

Ao olharmos para Portugal, os filmes de animação também são uma presença constante no top 10 dos filmes mais vistos do ano, sendo o primeiro lugar ocupado por A Vida Secreta dos Nossos Bichos com mais de 600 mil espetadores conquistados, havendo ainda mais quatro presenças infantis no top nacional.

Claro que não só de animação se fez o ano, e grandes filmes como o tão aguardado Batman vs. Superman que, apesar de ter recebido criticas muito negativas ao contrário do Captain America: Civil War da rival Marvel, ficou à sua frente com mais de 50 mil espetadores de diferença. The Revenant ou o mais recente Monstros Fantásticos fazem também parte dos dez filmes mais vistos do ano em Portugal. O filme de adultos que conquistou a posição mais alta foi Esquadrão Suicida, a ocupar o segundo lugar com uns expressivos 449 mil espetadores.

[youtube id=”vBeil3G1qLQ” width=”620″ height=”360″]

Focando a atenção em filmes nacionais, tal como em 2015 o primeiro lugar foi ocupado por um mítico e clássico filme que levou uma nova roupagem e se adaptou ao século XXI. Estamos a falar d’A Canção de Lisboa que, embora bem longe dos quase 600 mil espetadores conquistados pelo Pátio das Cantigas em 2016, conseguiu quase 200 mil espetadores equivalente a praticamente um milhão de euros em receita de bilheteira.

O pódio dos filmes nacionais fica concluído com a comédia  O Amor é Lindo… Porque Sim!, estreada em março e que conseguiu ficar no limiar dos 31 mil espetadores, e em terceiro lugar Cartas da Guerra, lançado em setembro, com quase 22 mil espetadores.

Olhando para 2017, sem dúvida que uma vez mais teremos um ano recheado de grandes estreias, e que a sétima arte possa continuar a trazer até nós grandes filmes e grandes histórias, tanto nacionais como internacionais.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: