Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Especial «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias» – Aldeias em Áreas Protegidas

Em contagem decrescente para a grande final, o Quinto Canal recorda as finalistas de cada categoria. Hoje é a vez das Aldeias em Áreas Protegidas.

.

Será no próximo dia 03 de setembro que numa emissão especial com transmissão na RTP1 serão reveladas as 7 Maravilhas de Portugal dedicadas às Aldeias. Com um total de 14 finalistas divididas por 7 categorias, damos a conhecer neste artigo especial as candidatas na categoria de ALDEIAS EM ÁREAS PROTEGIDAS.


Leia também: Abertas as votações para a grande final das «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias»

LINDOSO

D. Dinis tão alegre e primoroso o achou, que logo Lindoso o chamou. É este o ditado da lenda do Castelo do Lindoso, pertencente a Ponte da Barca, e que remonta ao reinado de D. Afonso III, sendo palco de árduas batalhas, que afirmaram a independência nacional. Hoje em dia, tem no seu interior uma exposição permanente e interativa, que nos faz viajar ao longo dos séculos.

Ao lado do Castelo salta à vista a impressionante eira dos Espigueiros, a maior do país, com cerca de 60 exemplares, o mais antigo do século XVIII. São o resultado de uma vivência comunitária, que unia os moradores numa única eira, retangular, com os seus pequenos “celeiros” – os espigueiros. A freguesia tem o maior aglomerado da Península Ibérica, num total de 120.

RIO DE ONOR

Pode ter tido origem no povoado medieval de Vinhas Cales, no cabeço do Codeçal, mas sabe-se que pertenceu à Casa de Bragança. Divide o território com a sua homónima espanhola, Rihonor de Castilla. Da tradição e do convívio entre as duas aldeias surgiu um dialecto – o rionorês.

Ainda se partilham terrenos e moinhos, na memória fica o rebanho e o boi comunitários, que já não existem. Mantém um modo de administração rural, liderado por dois Mordomos, designados pelo Conselho – assembleia com representantes de todas as famílias da aldeia. A “Vara da Justiça” garante o cumprimento das regras e aplica multas, muitas vezes pagas em medidas de vinho ou azeite.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.