2 anos de Quinto Canal – o que vale a pena dizer?

2 anos

Diogo Santos – Administrador e Redator

Comecei no mundo da blogosfera em 2009. Na altura, com os meus 18 anos, queria ter um espaço onde pudesse reunir notícias que me interessassem e que pudessem interessar a outros tantos. Uma espécie de revista online, que alcançasse todos aqueles que gostassem do mundo da televisão. O Televisão-Opinião foi um sonho tornado realidade que cresceu por si e por todos aqueles que o desenvolveram. Seguiu-se a fusão com o TV Universo e, mais tarde, o nascimento do A Televisão. Apesar de o ter lançado, de ter contribuído para o seu desenvolvimento, confesso que continuo a preferir o meu projeto, o Quinto Canal. Esse sim, que significou um retrocesso mas, simultaneamente, um sítio versátil, que vale por si mesmo. Publicamos muitas das coisas que outros tantos postam, mas vamos mais além e tentamos oferecer outros conteúdos que provavelmente o leitor não encontra em sítios do mesmo género. Gostamos de ser diferentes, de evitar especulações, mentiras para alcançarmos visitas. Até hoje os nossos resultados têm sido bastante consistentes. Desde o dia 16 de abril de 2012 que o 5º Canal aumenta consistentemente os seus números e isso deve-se bastante ao que decidimos publicar. Podemos não apresentar exclusivos todos os dias, entrevistas semana sim semana não, mas cumprimos com o nosso dever e tudo o que é essencial passa pelo nosso e seu site.

Ao fim de 5 anos custa-me a acreditar que continuo deste lado. Mesmo que com uma participação mais reduzida, o que se deve a razões perfeitamente plausíveis (trabalho, família, mestrado), há algo que sei que a curto prazo não vou conseguir fazer: abandonar este projeto que vi nascer. A falta de disponibilidade, o cansaço, os fins de semana de folga ocupados sempre com a tarefa de atualizar o 5º Canal, a necessidade de organizarmos o site e não haver capacidade para tal, são temas que não passam para quem nos segue diariamente. Mesmo assim, temos vindo a vencer esses obstáculos.

Portanto, por cá ficaremos mais 365 dias, com uma promessa: mais oferta, mais conteúdos, mais vídeos, mais empenho. Espero contar consigo desse lado!

André Palma – Administrador e Redator

2 anos de Quinto Canal. Se há 3 anos me dissessem que viria a ajudar no nascimento de um sítio de internet, que viria a ser seu redator e administrador, certamente não acreditaria. Tudo isto da blogosfera e da participação em sites na internet surgiu um pouco por acaso. Entrei na Universidade e aconteceu por convite. Integrei o A Televisão. Lá estive cerca de 4 meses enquanto redator e cronista. Sai depois de receber o convite para fazer nascer um novo espaço. Aceitei sem pensar duas vezes. Queriamos, na altura apenas três pessoas, que surgisse um novo espaço vincado pelo rigor, seriedade, boa divulgação de informação e bons conteúdos de opinião. Dia 16 de abril os nervos era muitos! Estava no ar, pela primeira vez, o Quinto Canal. Ainda muito fresco, com muitas falhas mas foi crescendo e fazendo o seu próprio caminho. Uma das suas grandes apostas, no inicio foram as entrevistas. Fomos pioneiros. Criámos duas séries da rubrica que lançava todos os dias uma entrevista com alguém conhecido do pequeno e grande ecrã, durante 14 dias. Lutamos, em cada dia, por conteúdos próprios de confiança e de verdade. Queremos informar quem nos segue da melhor forma. Sem especulações ou más intenções. Somos sinceros e respeitamos quem está desse lado, todos os dias.

Com altos e baixos chegámos ao dia de hoje: o seu segundo aniversário. Sete pessoas que trabalham todos os dias para o manter atualizado e levar até si a melhor informação sobre televisão, cinema, séries, música e videojogos. Uma equipa que trabalha por amor à camisola dedicando-lhe parte do seu tempo. Apesar de poucos, somos capazes de fazer e não ter medo de arriscar. Queremos continuar a merecer a sua confiança e a tê-lo desse lado!

Obrigado a quem já passou pelo projeto e contribuiu com o seu esforço e talento. Obrigado a quem por cá continua com vontade de fazer coisas. Obrigado a cada um dos nossos leitores porque é por vocês que ainda aqui continuamos, cada vez mais fortes e com os olhos posto no futuro… porque vêm aí surpresas. E mais não se pode dizer… por agora. Parabéns!

Anselmo Oliveira – Administrador e Redator

Já lá vão seis anos desde que comecei a escrever sobre televisão. Meio perdido nas ideias e com vontade de mostrar tudo o que ela representava nasceu o Por Outro Olhar, um blog que reunia num único lugar o cinema, cultura, e claro, televisão.

Se disser hoje que sempre pensei ocupar o lugar em que estou, minto. Nunca foi minha pretensão chegar onde me encontro, como administrador de um site como o Quinto Canal, mas um convite irrecusável fez-me aceitar. Unir dois blogs em crescimento contínuo (Por Outro Olhar e Televisão-Opinião) para dar origem a um site com o que melhor se fazia nos dois, foi sem dúvida uma aposta ganha. Decorria o ano de 2012 e daí para cá o projeto idealizado nunca mais parou de crescer e de ser aperfeiçoado consoante as exigências dos nossos leitores.

A entrada de novos membros para a equipa fizeram-nos diferenciar da concorrência, tornando-nos numa alternativa fiável e de valor. Com rubricas escritas por profissionais entendidos nas áreas de que falam, uma constante entreajuda entre toda a equipa e com ideias novas sempre em mente, o Quinto Canal não irá certamente parar de surpreender.

Para este segundo aniversário prevêem-se mudanças, reflexões sobre o que temos e do que poderemos vir a ter, mas sempre conscientes das limitações inerentes a um projeto online com membros espalhados por toda a parte do país. Não adianta querer subir na preferência a todo o custo, num jogo nem sempre correto com o leitor. AQUI pode não haver novidades todos as semanas ou grandes exclusivos, mas o que há é verdadeiro e com base em fontes de referência.

Sabemos que temos ainda muito a percorrer para alcançar um estatuto de destaque no mundo online, mas o que nos faz continuar não é isso. É o saber que do outro lado está um leitor fiel, assíduo e que repara naquilo que fazemos. Não alguém que nos encontra casualmente mas antes um membro que já faz parte da família Quinto Canal e que faz deste espaço a sua referência. É com base nisso que prometemos não parar por aqui e continuar por muito mais tempo a informá-lo sobre tudo. Afinal e diferentemente do que era quando nasceu, hoje o Quinto Canal não é somente um site sobre televisão. É um site sobre tudo o que se passa à sua volta. Parabéns!

Fábio Fernandes – Redator

Quando entrei para o Quinto Canal, em novembro de 2012, já acompanhava o projeto de fora e tinha uma visão daquilo que poderia ou não fazer. Foi a minha primeira experiência no mundo dos sites … e que experiência. Aqui consegui escrever sobre um dos temas que mais gosto – a televisão – e, o acolhimento que os restantes membros me deram, ditou a minha permanência no site. Tem sido muito bom acompanhar o crescimento deste nosso site que se torna mais completo e versátil a cada dia que passa. Apesar das horas perdidas na busca de informação, edição de texto, atualização de facebook, o feedback vindo daqueles que nos seguem e todos os dias leem e discutem os nossos artigos tem compensado todos os momentos “menos bons” que possam aparecer. Ver o Quinto Canal chegar aos 2 anos de existência percorrendo de forma constante e correta um caminho cheio de obstáculos e tentações é algo gratificante. Que este nosso/vosso site permaneça por aqui muitos e bons anos. Parabéns!

Inês Calhias – Redatora

A minha experiência enquanto blogger começou com aquele que foi o meu melhor projeto pessoal até ao momento – As Teorias da Inês – o qual acabei por deixar por não lhe conseguir dedicar tanto tempo. Ingressei posteriormente no Quinto Canal com imensa felicidade e muitas expectativas, pois considero desde sempre que é um dos melhores projetos online no momento, no que toca a apresentar o mundo da televisão, cinema, séries, música e videojogos. E o crescimento do site tem se refletido nos números, que aumentam de dia para dia, e isso motiva-me a continuar a fazer o melhor trabalho possível, mesmo quando o tempo corre contra meu favor. É que apesar de termos um sucesso crescente, o tempo disponível para me dedicar ao projeto é realmente o meu pior inimigo.

A minha grande responsabilidade no Quinto Canal é gerir a categoria das séries, o que passa não só pela elaboração de notícias, como também da rubrica semanal Só Séries. E fazer isto conjuga as minhas duas grandes paixões: escrever e séries. Procuro ter um trabalho rigoroso e apresentar o melhor, as novidades e tudo o que vale a pena saber do mundo das séries. Esperamos tornar o Quinto Canal numa referência para os eleitores no que toca a esta temática, assim como às outras, e isso exige um esforço da nossa equipa para sermos os melhores. O que grande parte de vocês não sabe é que somos todos de sítios diferentes do país e a distância nada nos afeta porque temos um trabalho de equipa excelente, de entreajuda e boa disposição.

Os meus desejos para o segundo aniversário são que a redação do Quinto Canal continue com uma boa dinâmica de grupo e a fazer um trabalho de excelência, sempre a pensar em vocês e nos vossos gostos!

André Kanas – Redator

Desde 2007 que ando pelo mundo da blogosfera. Entre projetos pessoais e profissionais, a vontade de escrever sempre foi enorme, sempre ligada com os assuntos que me despertavam maior interesse, que me faziam perder horas em frente ao computador, e não só, em busca de informações. Entre cinema, música e tecnologia, que sempre foram as áreas sobre as que mais escrevi e as que captavam mais a minha atenção, surgiu o gosto pela televisão, e foi esse gosto que me fez procurar na internet, acabando por encontrar o Quinto Canal. A partir daí nada voltou a ser igual. Um site que me oferecia diariamente o melhor da televisão, e ainda abordava os meus temas de eleição, sem dúvida que entrou rapidamente para os meus favoritos. Quando dei por mim, já não passava um dia sem o visitar, sempre à espera dos melhores resultados.

E foi esse gosto pelo Quinto Canal que me fez alinhar neste projeto, acabando por integrar a equipa há precisamente um ano, nas comemorações do primeiro aniversário deste grande projeto. Ter a oportunidade de escrever sobre os temas que mais gosto,  mas sempre com rigor, profissionalismo e isenção, são sem dúvida os factores que ainda hoje me fazem estar presente no Quinto Canal, querendo continuar por muitos mais anos, assim como a equipa fantástica que está por detrás deste projeto. Se o leitor procura o melhor sobre televisão, mas também sobre cinema, séries, músicas e videojogos, com toda a certeza que procura no lugar certo, com as melhores rubricas e as melhores notícias. Fica a promessa de fazer cada vez mais e melhor, sempre a pensar em si! Parabéns Quinto Canal.

Sílvia Farinha – Redatora

Desde que realizei estágio curricular na Revista Digital de Videojogos PUSHSTART, que o meu interesse pelo jornalismo despertou. Uma vez que os videojogos sempre fizeram parte da minha vida, acabei por ficar nesta revista digital gratuita posteriormente ao estágio e onde me encontro ainda atualmente. No ano passado surgiu a oportunidade de ingressar no Quinto Canal para começar uma secção desta mesma área. Com o tempo tem-se vindo a provar que o Quinto Canal é de facto um dos projetos mais sólidos online e que representa o entretimento de uma forma que outros não o fazem. Ao abordar os mais diversos temas, como séries, videojogos, televisão, e mais recentemente, a música, vamos ao encontro dos interesses do público e isso reflecte-se nos números. É uma felicidade enorme vê-los a aumentar de dia para dia e proporciona-nos uma motivação para continuarmos a fazer um bom trabalho e a oferecer conteúdo de qualidade. Sendo a responsável pelos videojogos, da minha parte podem continuar a esperar um Inside Gaming feito com imensa paixão, notícias dos assuntos mais importantes e quem sabe, mais alguns especiais pelo meio.

Futuramente desejo que nos tornemos ainda mais num site de referência, sempre a trazer mais e melhor conteúdo. Obrigado a todos!

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *