Cinema

«O Outro Lado do Vento» de Orson Welles ganha data de estreia na Netflix

Apresentado neste fim-de-semana no Festival de Cinema de Veneza, o filme O Outro Lado do Vento de Orson Welles ganha data de estreia na Netflix, e não só.

Em 1970, o lendário realizador Orson Welles começou a filmar o que acabaria por ser a sua última obra cinematográfica com um elenco de astros de Hollywood, incluindo John Huston, Peter Bogdanovich, Susan Strasberg e a sua companheira durante os seus últimos anos, Oja Kodar. Entretanto, questões financeiras criaram entraves na produção, que acabou por se estender ao longo dos anos e ganhando notoriedade, mas nunca tendo sido terminada nem lançada. Mais de mil rolos de negativos cinematográficos definharam num cofre em Paris até março de 2017, quando os produtores Frank Marshall e Filip Jan Rymsza lideraram esforços para que o filme fosse concluído mais de 40 anos depois.


Leia também: Canal História estreia esta semana o «Especial Templários»

Com uma nova banda sonora do compositor vencedor dos Óscares Michel Legrand, reeditada por uma equipa técnica que inclui o editor vencedor dos Óscares Bob Murawski, O Outro lado do Vento é a visão de Orson Welles tornada realidade. Conta a história do realizador J.J. “Jake” Hannaford, que regressa a Los Angeles com planos de concluir um filme inovador, após anos de autoexílio na Europa. Tanto uma sátira ao sistema de estúdio clássico quanto ao sistema da Nova Hollywood – que na época agitava as águas –, o último testamento artístico de Welles é uma fascinante cápsula do tempo de uma era agora distante no cinema, assim como é o tão esperado “novo” trabalho de um mestre indisputável. O filme será lançado em algumas salas de cinema e na Netflix a 02 de novembro.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: